E. M. de A a Z

 Abacate - reduz colesterol, Evita fadiga mental, desconfortos digestivos abacate (Persea americana) O abacate (Persea americana) sem dúvida é uma fruta que nos surpreende em ralação aos seus benefícios. Ao realizar uma dieta equilibrada é importantissimo incluir o abacate para que se obtenha melhores resultados, e consequentemente se beneficie de todas as propriedades oferecidos por esta fruta. O abacate também ajuda no controle do colesterol, diabetes e na prevenção do reumatismo podem ser verificados aproximadamente após três meses, usando diariamente é claro . Portanto vale deixar um alerta o abacate possui altos índices de caloria por esse motivo não se deve exceder em seu uso diário. Abaixo os seus beneficios : Ajuda na formação de ossos e dentes Auxilia na desíntoxicação do fígado Possui ação antioxidante Evita fadiga mental Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea Age contra a prisão de ventre e desconfortos digestivos Possui ação anti-inflamatória


Absinto ( Artemisia absinthium ) - estimulante digestivo, estimulante uterina , anti-inflamatória e outros benefícios. Extremamente amargo e bastante usado como estimulante digestivo. Nativo da Europa, já foi uma erva popular para o tratamento de vermes parasitas, sendo ainda hoje indicado para esse fim. Seu nome que vem do latim - é o mesmo da bebida de origem francesa muito consumida no século 19. O absinto possui ação tônica, estimulante uterina, vermífuga, carminativa, colagoga, anti-inflamatória, estimula o sistema imunológico e o fígado. Seus principais componentes são: óleios valáteis, sílica,lignana, antibióticos, flavonoides e princípios amargos. As partes usadas são as folhas e parte superior das flores. Veja abaixo como usar Tintura - Pingue uma gota diretamente sobre a língua para estimular a digestão e inibir a vontade de comer chocolate. Maceração - Use 1/2 colher ( chá ) da erva seca com 1 xícara de água fria. Deixe de molho durante toda a noite. Coe e tome pela manhã em casos de falta de apetite, má digestão, hepatite e disfunção do fígado. Compressa - Umedeça o gaze e coloque sobre picadas de insetos e arranhões. Loção de limpeza - Use 1 xícara da maceração para limpar lesões na pele causadas por parasitas. Extrato do fluido - Tome 2ml ( 40 gotas ) bem diluídos em água, em jejum, para curar parasitoses. Repita quinzenalmente. Contra Indicação: não use em gravidez ou em casos de pressão alta


Abutua Miúda ( Chododendron Platyphyllum ) - combate menstruação Irregular, cólicas menstruais e TPM É uma planta agreste do tipo trepadeira. Existem várias espécies semelhantes dessa planta espalhadas nas cinco regiões brasileiras.Seu nome científico é Chododendron Platyphyllum. A raiz e o tronco são as partes usadas. Muito útil nas dificuldades da menstruação atrasada, cólicas e nas febres intermitentes. Uso Prático - Abutua-miúda é tida como um excelente medicamento para combater as cólicas menstruais e crises de TPM; utiliza-se a casca e a raiz da planta. Ingredientes: 10 a 15 gramas de abutua-miúda 1 litro de água Modo de Preparo: Prepare este chá por decocção. Procure fazer o chá logo após de colher a planta; não acondicione esta planta de maneira alguma. Tome de 2 a 3 xícaras de chá por dia. Compreendendo a Menstruação Irregular A menstruação irregular podemos definir como ciclos menstruais que não possui um ritmo semelhante todos os meses, que acaba dificultando a detecção do período fértil. Os ciclos menstruais podem variar entre 21 a 40 dias, porém o ciclo mais regular possui exatos 28 dias.


Açafrão - controla o colesterol e reduz pressão arterial A parte utilizada do açafrão ( Curcuma longa ) é a raiz, que por ter uma coloração forte, serve como corante. Também conhecido por cúrcuma, pode ser usado como tempero e sua principal propriedade medicinal é tonificar o sistema digestivo. Facilita a digestão, combate gases intestinais e melhora o funcionamento do fígado. O açafrão possui uma substância chamada curcumina, que age como antioxidante e, em doses moderadas, que é capaz de prevenir tumores e Alzheimer. Acurcumina também tem ação anti-inflamatória, reduzindo o risco de desenvolver gastrite. Em chás, ajuda a reduzir as taxas de colesterol, a pressão arterial e funciona como analgésico, aliviando cólicas menstruais e abdominais. Receitas Medicinais Controlar Colesterol Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 colher ( chá ) de chá preto 1 pitada de açafrão ( Curcuma longa ) Mel a gosto Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo até ferver. Desligue, misture o chá preto e o açafrão r abafe por 5 minutos. Coe, adicione mel a gosto e beba em seguida. Reduzir Pressão Arterial Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de uvas-pretas 1 xícara ( chá ) de água 1/2 colher ( chá ) de açafrão em pó ( Curcuma longa ) Modo de Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes. Se quiser, acrescente gelo a gosto. Beba em seguida, sem adoçar, 1 vez por dia.


Agrião do Para (Acmella oleracea ) - auxilia no tratamento da anemia É uma planta rasteira, oriundo do estado do Pará, porém é facilmente encontrada em plantações em todo Brasil, chegando a ser considerada planta daninha. O agrião-do-pará pode ser empregado em forma de suco de salada ou de sucos. Ingredientes: 50g de agrião-do-pará ( toda a planta ) 1 litro de água Mel para adoçar Modo de Preparo: Corte o agrião-do-pará em pequenos pedaços e coloque na batedeira junto com a água. Bata em velocidade alta até obter o suco . Coe e adoce com mel. Tome duas a três xícaras ( chá ) por dia. Definição Para Anemia Mais que uma doença, a anemia é uma síndrome, pois pode decorrer de um grande número de causas. Anemia é a diminuição da concentração da hemoglobina ( glóbulos vermelhos ) do sangue.


Agripalma ( Leonurus cardiaca ) - combate taquicardia, palpitações, menopausa, TPM e alivia sintomas de angina do peito Possui longa tradição no trato de moléstias femininas. É usada no parto, para acalmar e estimular contrações. Nativa da Europa, possui uma folhagem bem bonita, sendo usada como ornamento. Também serve para tratar problemas cardíacos, sendo geralmente administrada a pessoas com palpitações. Seus principais componentes são os alcaloides ( incluindo estaquidrina ), iridoide ( leonurina ), flavonoides, diterpenos, óleo volátil, taninos e vitamina A. Possui ação estimulante uterina, relaxante, tônica para o coração, carminativa, antiespasmódica, hipotensiva, diaforética. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1/2 xícara de uma infusão padrão, três vezes ao dia, para ansiedade, menopausa ou coração fraco. Beba o chá aromatizado com cravos durante o trabalho de parto e depois para ajudar a restaurar o útero e reduzir o risco de hemorragias. Misture com melissa e flor de limão e use 2-4 colheres ( chá ) por xícara para aliviar sintomas de angina do peito. Tintura - Tome 1 colher (chá ), três vezes ao dia, para palpitações, menopausa, TPM e taquicardia. Cápsulas - Use como uma alternativa à infusão. Tome 1 colher ( chá ) da erva em pó com 1 colher ( chá ) de mel, ou 2 cápsulas de 500 mg, duas a três vezes ao dia. Contra Indicação: É estimulante uterino, portanto não use na gravidez ( a não ser no parto ) nem na menstruação. Vá ao médico em caso de problemas cardíacos.


Alcachofra ( Cynara cardunculus ) - trata lesões no fígado, icterícia, indigestão, náusea e gases abdominais, diabetes e reduz colesterol É originária do Mediterrâneo e provavelmente foi desenvolvida na Antiguidade a partir da espécie Cynara cardunculus. Como erva medicinal, pode ser usada para melhorar a função do fígado e protegê-lo de infecções. Seus principais componentes é o Sesquiterpeno, lactona ( cinaropicrina ), cinarina, inulina. A alcachofra possui ação colorética, restauradora do fígado, diurética, reduz a glicemia e o colesterol. As partes usadas são as flores, folhas e raiz. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão das folhas, três vezes ao dia , para , incluindo lesões no fígado e icterícia, indigestão, náusea e gases abdominais. Também ajuda a diminuir os níveis de colesterol e a evitar ou controlar diabetes ( seja o tratamento baseado em dieta ou medicação ). Dieta - Comer alcachofra regularmente para poder evitar diabetes tardia. Cápsulas - Tome 3 cápsulas de 250g que contenham o pó feito com as folhas, antes das refeições, para melhorar as funções hepática.


Alcaçuz ( Glycyrrhiza glabra ) - auxilia no tratamento da gastrite, reduz a acidez estomacal, trata problemas respiratórios e muito mais Nativo da região do mediterrâneo e do sudeste da Ásia, tem sido valorizado desde a Antiguidade pelo seu sabor adocicado. Os romanos o usavam como remédio para asma e tosse. Seu cultivo espalhou-se para o Norte da Europa no século 15. Há uma espécie correlata na Ásia, Glycyrrhiza uralensis, conhecida como o avó de todas as ervas e muito usada na medicina chinesa. Seu principais componentes são as substâncias estrógenas, saponinas, glicirrizina, cumarinas, flavonoides, asparagina e esteroides. Possui ação anti-inflamatória, emoliente, estimula as adrenais, laxante suave, expectorante, diminui o colesterol, regula o PH estomacal. A parte usada da planta é a raiz. Veja abaixo como usar Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão, três vezes ao dia, para reduzir a acidez estomacal e diminuir inflamações e úlceras no estômago. Tome 1 xícara antes de dormir para combater constipações leves. Xarope - Misture a decocção com uma quantidade igual de mel. Combina bem com tomilho, hissopo ou ênula para tratar problemas respiratórios. Tintura - Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para tratar gastrite, úlcera péptica, afta ou acidez estomacal. A mesma quantidade em xarope alivia tosses. Extrato Fluido - Tome entre 1-2 ml, três vezes ao dia, para estimular os rins, especialmente após tratamento com esteroides, ou ingira como um tônico digestivo. Banho - Adicione 1 colher ( chá ) da tintura em 50 ml de água morna e use para lavar a pele irritada ou inflamada Cuidado: não use na gravidez, em casos de pressão alta ou se estiver tomando remédios à base de digoxina. Não tome por períodos prolongados, exceto sob orientação médica.


Alecrim - tratamento de reumatismo e problemas respiratórias O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma excelente opção para combater o cansaço, pois estimula o organismo e manda para longe a fadiga. Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterápia, o alecrim popularmente é utilizado para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos. Os benefícios dessa planta vão muito mais além , quando utilizada em culinária, ela estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia as cólicas menstruais. Quando o assunto são problemas respiratórios, o alecrim atua como expectorante, um verdadeiro alívio para tosse com muco. També é capaz de varrer os radicais livres do organismo. Graças ao seu poder analgésico, se aplicado na forma de compressas, reduz as dores do reumatismo e tem ação cicatrizante. Para garantir os efeitos medicinais do alecrim, tanto é possível utilizá-lo seco quanto fresco. Receitas Medicinais Cólicas Menstruais Ingredientes: 1 e 1/2 colher ( sopa ) de ramos frescos de alecrim 1 litro de água Modo de Preparo: Leve os ingredientes para ferver durante 5 minutos. Em seguida, tampe o recipiente e aguarde pro 10 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas, durante o período de cólica. Aliviar Cansaço Ingredientes: 1 colher ( chá ) de ramos frescos de alecrim 1 xícara ( chá ) de água Modo de Preparo: Leve o alecrim e a água para ferver durante 5 minutos. Passado o tempo indicado, desligue o fogo, espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 2 xícaras ( chá ) por dia. Atenção ! Apesar dos benefícios que traz ao organismo, existem restrições ao consumo de chá de alecrim. Em doses elevadas, a bebida pode causar gastrite e nefrite ( inflamação no rim ). O chá é contra indicado em casos de diabetes, hipertensão, gravidez, doenças inflamatórias da pele e hipertrofia de próstata.


Alfavaca ( Occimum Basilicum ) - auxilia no tratamento de anginas É conhecida no Norte e Nordeste do País como " remédio de vaqueiro ". É uma planta herbácea, de porte pequeno, e cresce em terrenos úmidos em todo o brasil. Seu nome científico é Occimum Basilicum. Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. A infusão forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. Uso Prático: Para tratamento de anginas, indica-se o preparo de um chá para gargarejos, feito com as folhas e sementes da planta. Chá de Alfavaca Ingredientes: 50 g de folhas e sementes de alfavaca 1 litro de água Modo de Preparo: Leve a água para ferver. Coloque a porção da erva em um recipiente. Quando a água levantar fervura, deite-a sobre a erva e abafe. Coe antes de beber. Faça bochechos seis vezes ao dia com este chá Definição de Anginas A palavra angina tem origem latina e significa " sufocar ". Dá-se o nome de angina a todo processo inflamatório e infeccioso de ordem local ou geral que acomete a mucosa da faringe. As anginas são classificadas em agudas e crônicas, e em inespecíficas e específicas.


Alfazema - Anti-séptico natural e antibacteriano Alfazema é uma planta popular nativa porém poucos sabem sua origem, pois bem ela provém da região mediterrânica ela utilizada como antibacteriano e anti-séptico . Vale dizer que todas as partes da Alfazema são aromáticas enquanto aos seus usos medicinais ela serve como calmante, sedativa, tratamento da ansiedade, dores de cabeça, atrasos na menstruação, catarro, asfixia, sarampo e febre . Além de beneficiar em todos esses casos descritos a planta pode ser aplicada sobre a péle para desinfectar pequenas feridas, para aliviar queimaduras, a mesma também é usada em banhos terapêuticos para o alivio do reumatismo. Modo de Preparação: Infusão de cerca de 15 gr de flores secas para 1 litro de água. Deve-se beber quente, 3 a 4 vezes por dia. Para insónias, 1 chávena com 1 colher de mel ao deitar. No banho, utilize cerca de 20 a 30 gotas de óleo essencial ou junte 1 litro do chá coado. Para massagem, utilize algumas gotas do óleo essencial (puro ou diluído num óleo base tal como: óleo de sésamo, óleo de jojoba, amêndoas doces, etc.) massajando as mãos, os pulsos, a nuca, por detrás das orelhas, a testa (cuidado com os olhos) ou qualquer parte do corpo que precise de ser massajada, relaxada; nas articulações deve fazer movimentos circulares de dentro para fora. OBSERVAÇÃO : O uso da alfazema não contém nenhuma contra indicação até presente momento no entanto mulheres grávidas devem usar com cautela


Alho ( Allium sativum ) - diminui riscos cardiovasculares, baixa o colesterol, preveni resfriados e gripes e outros benefícios Acredita-se que seja originário do sudoeste da Sibéria, tendo se espalhado pela Europa e Ásia na Antiguidade. É usado como planta medicinal há mais de 5 mil anos. Reduz o colesterol e o risco de ataques cardíacos. Também é um forte antibiótico para tratamento de resfriados, infecções respiratórias e para diminuir a secreção pulmonar. Seus principais componentes são óleos voláteis ( incluindo alicina, alina e ajoenol ), enzimas, vitaminas A, B, C e E, minerais ( incluindo selênio e germânio) e flavonoides. Possui ação antibiótica, expectorante, diaforética, antitrombótica, anti-histamínica, vermífuga, reduz a pressão, a glicemia e o colesterol. Veja abaixo como usar Alho Cru - Antes de dormir, esfregue 1 dente de alho cru em regiões da pele com acne. Inclua 3 dentes de alho cru na alimentação todos os dias, para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e baixar o colesterol, ou prevenir resfriados e gripes. Suco - Tome 1 colher ( chá ) do suco do alho, duas vezes ao dia, para combater infecções, arteriosclerose, ou para reduzir o risco de trombose. Cápsulas - Tome 1 cápsula antes das refeições ( veja a dosagem na embalagem ), para evitar infecções sazonais. Tintura - Tome 2-4ml com água, três vezes ao dia, para tratar problemas cardiovasculares, problemas respiratórios ou infecções por fungos. Pó - Para quem já sofreu de ataque cardíaco, é recomendável tomar todos os dias 1 colher ( chá ) de alho em pó diluído em água. Observação: O óleo de alho pode causar irritações na pele e deve ser ingerido somente em cápsulas. Também pode causar irritações estomacais em algumas pessoas.


Amor Perfeito ( Viola Tricolor ) - tratamento da bronquite, asma, doenças reumáticas, infecções urinárias e outros benefícios O nome desta planta relaciona-se á crença de que era usada, na Idade Média, em porções do amor, mas também devido aos benefícios ao coração. É nativa da Europa, do norte da África e de algumas regiões temperadas da Ásia. Atualmente é usada tratar problemas na pele e tosse, além de decorar pratos. Seus principais componentes são: saponina, salicilatos, flavonoides ( incluido rutina ), óleo volátil, mucilagem. Possui ação expectorante, anti-flamatória, diurética, antirreumática, laxante, depurativa. As partes usadas da planta são as partes aéreas. Veja abaixo como usar Xarope - Adicione 450ml de mel em 600ml de uma infusão coada. Ferva em fogo baixo entre 5-10 minutos. Tome uma colher de chá para tratar asma e bronquite. Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão, três vezes ao dia, como desintoxicante ou como estimulante para circulação e o sistema imunológico, em doenças reumáticas, problemas de pele crônicos, infecções urinárias e infecções crônicas. Tintura - Tome 5ml com um pouco de água, três vezes ao dia, para tratar queda de cabelo e problemas urinários e dermatológicos. Loção - Use 1 xícara de uma infusão padrão bem coada para limpar irritações na pele do bebê causadas por fraldas ou para passar em úlceras varicosas, picadas de inseto, dermatite seborreica em crianças e feridas com secreção.


Angélica ( Archangelica ) - cólicas intestinais, anemia e dores nas articulções e muito mais benefícios As folhas dessa planta são poderosas no combate aos sintomas da gripe, do resfriado e da tosse com muco. Ja as raízes ajudam a melhorar fraqueza, gastrite, cólicas intestinais, anemia e dores nas articulções. Receita Medicinal Chá de Angélica Ingredientes: 1 e 1/2 colher ( sopa ) de raízes secas de angélica 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela, ferva as raìzes secas de angélica com 1 litro de água. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) 3 vezes pro dia . Contra Indicação: náo é recomendado para diabéticos, gestantes e pessoas com diarreia crônica.


Anis Estrelado - expectorante natural, cura gripes e resfriados O anis estrelado para nível informação é uma árvore que pode chegar aproximadamente a 18 metros de alturas em estado nativo é claro, no entanto para cultivadores do anis eles costumam deixa-la com uma altura de 3 a 4 metros. A árvore produz pequenas flores amarelas hemafroditas e muito perfumadas, suas folhas são largas e verde muito intenso, e o que mais chama atenção nesta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada "ponta" existe uma semente, a mesma parece com o pé de eucalípto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Agora que ja conhecemos um pouco o anis estrelado vamos aos seus benefícios: serve como expectorante em resfriados, tosses produtivas e gripes. Ja no sitema digestivo exerce uma ação digestiva, antidiarréica, antiespasmódica, o anis estrelado pode ser usado na forma de chá, cápsula ou tintura. Seu aroma é muito parecido ao da erva-doce, pois contém o mesmo anetol, óleo, e quando bebemos o chá no caso percebemos que é levemente mais forte. Receita Medicinal Expectorante Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 e 1/2 colher ( chá ) dos frutos de anis-estrelado Modo de Preparo: Leve a água ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e acrescente o anis estrelado. Tampe o recipiente por alguns minutos. Beba 1 xícara de chá de chá de 3 a 4 vezes ao dia. Contra Indicação: mulheres grávidas e pessoas com hiperestrogenismo devem evitar o consumo.


Arnica - tratamento de torcicolo, tratamento de torções e tratamento de pancadas Dificilmente exista alguém que nunca tenha ouvido falar na arnica pelos efeitos analgésicos surpreendentes, o nome utilizado popularmente é óleo de arnica, ela tem um poder de aliviar as dores provocados por pancadas, quedas, torcicolo quase que de forma imediata devido diversas substâncias encontradas na erva. A arnica é usada a muito tempo para ser mais exato desde da idade média, o melhor é que possilvel nós prepar o remédio, acreditamos que é indispensavel te-la sempre proximo pois nunca se sabe quando precisaremos fazer uso. Ingredientes necessários para o preparo: - Cinco medidas de água - Uma medida de folhas de arnica fresca - Cinco medidas de álcool de cereais (pode ser encontrado facilemente em grandes redes de drogaria) Como Preparar: Primeiramente corte as folhas em seguida adicione ao álcool juntamente com água. Agora feche o recepiente por volta de 20 dias . Deixe fechado intacto durante os dias recomendo! Uso da arnica: basta aplicar no local afetado OBSERVAÇÃO: Caso não tenha interesse em fazer de modo caseiro o remédio, a arnica pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias. Não ingerir a arnica em hipótese alguma.


Aroeira ( Schinus Terebenthifolius ) - combate o problema da acne Além de medicinal, a aroeira ( Schinus Terebenthifolius ou Schinus antarthritica dependendo da espécie ), é uma pequena árvore ornamental, cujo cultivo se dá em algumas regiões para decorar praças e jardins. Medicinalmente, a parte utilizada é sua casca. Indicada para tratar inflamações e alergias, também combate diarreia, bronquite e reumatism, e é usada contra feridas, tumores e inflamações. Uso Prático - A aroeira na forma de chá, é indicada pelos homeopatas principalmente para combater febres, reumatismo e sífilis; na forma de loção, indica-se para combater a acne e demais problemas de pele. Receita Ingredientes: 100g de casca de aroeira ralada 1 litro de água Modo de Preparar: Ferva a água e a casca de aroeira por 15 minutos e abafe. Coe, e aplique sobre as áreas afetadas até cinco vezes ao dia. Entendendo um pouco sobre a acne A acne é uma doença inflamatória da pele. A frequência da acne é maior na adolescência, quando o desequilíbrio hormonal provoca o aumento das secreções sebáceas, havendo o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros, principalmente no rosto, costas, peito e ombros.


Arruda ( Ruta graveolens ) - afecção dos rins, asma brônquica, conjuntivite e muitos mais benefícios A arruda é uma planta de existência longa, que se renova a cada primavera. Suas folhas, de um bonito verde claro, contrastam com o amarelo-ouro de suas flores em ramalhete, dotadas de quatro pétalas, com exceção da flor central que possui cinco pétalas. As indicações terapêuticas da arruda são: normalização do ciclo menstrual, afecção dos rins, asma brônquica, ciática, esclerose, dermatite, dores de ouvido, sarna, piolhos, conjuntivite, leishmaniose. Acredita-se que a mais importante virtude da arruda é oferecer maior resistência aos capilares sanguíneos, evitando-se assim, possíveis hemorragias. Receita Medicinal Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de arruda 1 litro de água Modo de Preparo: Leve ao fogo a arruda e a água e quando levantar a fervura desligue o fogo. Deixe a solução tampada abafando por 15 minutos. Agora coe, beba e tome 1 xícara por 3 vezes ao dia.


Astragalus - coquetel para HIV / AIDS poderá ser substituida por plantas medicinais Como bem sabemos a AIDS é uma doença considerada pela ciência como incurável, tanto pela medicina química ou medica doença ou científico da ciência ou medicina oficial. Mesmo sabendo que até o presente momento o HIV/AIDS é uma doença incurável, vem crescendo a procura de novas alternativas para o tratamento da doença. Já algum tempo um novo estudo, feito no Instituto de AIDS da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que um composto químicos encontrado na raiz Astragalus glycyphyllus, freqüentemente utilizada na fitoterapia chinesa, pode evitar ou retardar esse encurtamento progressivos dos telômeros, o que pode transformá-la numa arma chave na luta contra o HIV. Segundo a explicação da co-autora do estudo, ela diz que a raiz tem o potencial tanto para ser adicionada ou possivelmente até mesmo para substituir a terapia anti-retroviral, que não é bem tolerada por alguns pacientes e também por ser muito cara. Fitoterapia contra a AIDS No estudo realizado, em vez de usar a terapia genética, os pesquisadores usaram um composto químico chamado TAT2, que foi originalmente identificado nos plantas utilizados na medicina tradicional chinesa e que melhora a atividade da telomerase em outros tipos de células. Eles testaram o TAT2 de diversas formas. Primeiro, eles expuseram as células-T CD8 de pessoas infectadas com HIV ao TAT2, e descobriram que o composto não apenas retarda o encurtamento dos telômeros, mas também melhora a produção de fatores solúveis da célula chamados quemoquinas e citoquinas, que outros estudos já comprovaram ter a capacidade para inibir a replicação do HIV. Eles então pegaram amostras de sangue de indivíduos portadores do HIV e separaram as células-T CD8 e CD4 - estas infectadas com o HIV. Eles trataram as células-T CD8 com o TAT2 e combinaram-nas com as células-T CD4 em laboratório - e descobriram que as células CD8 tratadas inibiram a produção do HIV pelas células CD4. Doenças crônicas e envelhecimento "A capacidade para melhorar a atividade telomerase e as funções antivirais dos linfócitos-T CD8 sugere que esta estratégia poderá ser útil no tratamento do HIV, assim como a imunodeficiência e a maior suscetibilidade a outras infecções virais associadas com doenças crônicas ou com o envelhecimento," afirmam os pesquisadores em seu estudo.


Aveia - cicatrizante natural, reduz colesterol e baixa pressão arterial A aveia é um cereal muito importante na alimentação, pois é especialmente nutritivo graças ao cálcio, ferro e proteínas presentes no pequeno grão dourado. Vários estudos científicos já comprovaram que a aveia é altamente benéfica para reduzir os índices de colesterol. Isso ocorre porque a aveia é rica em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam num gel. É esse gel que irá eliminar a gordura das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino. O resultado é a diminuição dos níveis de LDL ou colesterol ruim e a prevenção do câncer de intestino. Além disso, a aveia é rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas ( principalmente vitamina E ) e proteínas. Receitas Medicinais Ácido Úrico Ingredientes: 1 punhado de palha de aveia 1 litro de água Modo de Preparo: Triture a palha de aveia e leve para ferver na água por 20 minutos. Bebá várias xícaras ao longo do dia . Baixar Pressão Arterial Ingredientes: 1 colher ( sobremesa ) de aveia 2 colheres ( sopa ) de abacate 1 fatia de melão sem casca e sem sementes 1/2 copo de água mineral ou filtrada Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Beba em seguida. Cataplasma Cicatrizante Ingredientes: 1 mão cheia de palha fina de aveia 1 litro de água Modo de Preparo: Leve a palha para ferver na água durante 20 minutos. em seguida, coe e ensope um tecido de algodão fino e limpo. Envolva o ferimento não aberto para acelerar o processo de cicatrização.


Babosa - cura do câncer, xarope de babosa, suco energético, pomadacontra reumatismo, dores musculares e cicatrizante A babosa ou Aloe vera é utilizada para fins medicinais e cosméticos, e seu aproveitamento é total: folhas e seiva, podendo ser usada interna e externamente. Por isso mesmo, ela pode ser usada de diferentes maneiras, como suco, gel, in natura, pomada e tônico. No Brasil , a babosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais, de interesse ao SUS, tendo como finalidade orientar os estudos e pesquisas sobre plantas medicinais e fitorápicos, que pode ser utilizadas pela população com segurança e eficácia para o tratamento de doenças. Através de pesquisas descobriu-se que, dos 22 aminoácidos que nosso organismo necessita , a babosa concentra 18. Por essa razão pesquisadores afirma que a planta é capaz de curar vários tipos de câncer, entre eles de cérebro, pulmão, fígado, intestino, garganta, mama, útero, ovário, próstata, rins, pele e leucemia. Quanto a AIDS as pesquisas dizem que a planta ainda não é capaz de curar a a doença, mas pode diminuir seu avanço no organismo. Abaixo colocamos algumas receitas medicinais que julgamos ser de maior importância, pois existem diversas receitas feitas a base da babosa, qualquer dúvida entre em contato conosco ! Receitas Medicinais Cura do Câncer Ingredientes: Folhas grandes de babosa com pelo menos 5 anos de idade, as folhas devem medir um metro se colocadas em fila indiana. 50ml de bebida destilada ( cachaça, vodka, whisky, conhaque, etc. ) 1/2 quilo de puro mel de abelhas 1 garrafa de vidro escuro com capacidade para um litro ( para amazenar ) Modo de Preparo: Tire os espinhos das folhas de babosa e limpe-as com um pano umido em álcool. Corte-as e coloque no liquidificador juntamente com a bebida destilada e o mel. Tome duas colheres ( sopa ) três vezes ao dia, durante 10 dias; pare por 10 dias, e tome por mais 10 dias, assim sucessivamente até se obter a cura total do câncer. Xarope de Babosa Ingredientes: 1kg de açúcar 6 cravos-da-índia 3 paus de canela 2 folhas de babosa 2 litros de água Modo de Preparo: Descasque a babosa, tire o miolo e lave em água corrente. Leve ao fogo com a água e cozinhe até reduzir para 1 litro. Deixe esfriar, e depois bata no liquidificador. Volta para a panela, acrescente o açúcar, o cravo, a canela, e cozinhe até virar um xarope. Quando der o ponto, deslique o fogo, espere esfriar, e guarde em um recipiente limpo e esterelizado. Tome até 3 cálices por dia. Pomada Contra Reumatismo, Dores Musculares e Cicatrizante Ingredientes: 3 folhas de babosa 3 colheres ( sopa ) de parafina 1 copo de óleo 9 pastilhas de cânfora Modo de Preparo: Corte a babosa em pedaços grandes e frite-os no óleo. Em seguida, coe e acrescente a parafina e a cânfora ao óleo. Use no local dolorido, massageando suavemente. Suco Energético Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de polpa de babosa Suco de 1 limão Suco de 1 laranja 1 copo de água Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe, adoce, e beba logo pela manhã.


Barbatimão ( Stryphnodendron adstringens ) - combate dor de garganta, gastrite, gonorreia, infecções vaginais e muitos outros benefícios. Confira ! Planta medicinal utilizada há muito tempo pelos indigenas, é encontrada no cerrado brasileiro. Tem ação antiséptica, cicatrizante, antibacteriana e antifúngica. Os constituites do barbatimão são os taninos ( ácido gálico, elágico, flobafeno ), epigalocatequina, goma, matéria corante, sacarose e dextrose. Indicações Para uso interno ( infusão, chá ), combate gastrite, úlcera e dor de garganta. Uso externo ( gargarejo, pulverização do pó, banhos de infusão ): tratamento de feridas, hemorroida, gonorreia, gengivites, leucorreia, candidíase e infecções vaginais. Preparações à base de barbatimão Pó, chá, tintura, creme, sabonete íntimo e sabonete convencional. Toxicidade Estudos realizados mostrou que a administração de extrato de barbatimão em período prolongado produz efeitos tóxicos, como diminuição da massa corpórea, aumento da glicose plasmática e aspartato aminotransferase.


Bardana - elimina toxinas do organismo, cura gastrite Todas as partes da bardana ( Arctium lappa ) podem ser usadas como medicamentos naturais: flores, folhas e raízes. Não é a toa que ela é consumida há muito tempo na Europa e no Japão. A planta é bactericida, fungicida e usada como ingrediente de xampus, evita a queda dos cabelos. No intestino, ela absorve as toxinas e elimina-as do corpo. Essa é a principal função da bardana: proteger o organismo de impurezas. As toxinas em excesso no corpo podem desencadear vários problemas de saúde, como inflamações, problemas no sistema digestivo e inchaço. Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterapia a bardana é um poderoso desintoxicante do organismo, diurético, utilizada para problemas renais, hepáticos, digestivos, problemas de pele e fraquezas em geral . A planta quando utilizada em cataplasmas, ameniza eczemas, psoríase, feridas e furúnculos. Receitas Medicinais Eliminar toxinas Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher ( sopa ) de raízes frescas de bardana picada Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo at[e ferver. Desligue, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas. Gastrite Ingredientes: 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas e flores frescas de bardana Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Agora desligue, acrescente a bardana e deixe abafado por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas. Contra Indicaçoes: crianças, gestantes e pessoas com diarréia crônica devem evitar o consumo da bardana.


Boldo - digestão Lenta, azia, gastrite, cólica menstrual, ressaca e outros benefícios A maioria das pessoas evita o chá de boldo em razão de seu sabor. Porém ele alivia diversos desconfortos que acometem o estômago, fígado e intestino. Dependendo da variedade da planta ( são 4 os tipos mais conhecidos ), o consumo do boldo estimula o trabalho do fígado na digestão dos alimentos, elimina impurezas do organismo e de quebra dá aquela forcinha para aqueles que excederam no consumo de álcool. Tanto o boldo-do-chile quanto o boldo-da-terra possuem boldina em sua composição. Essa substância é responsável por melhorar o desempenho do fígado que, entre outras funções, estimula a produção de secrelção do bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos. Essas variedades de boldo ainda protegem o fígado contra diversas enfermidades e, como o orgão é resistente à maior parte do medicamentos, se apresentam como uma opção natural de tratamento bastante eficaz. Sem falar que combatem os gases intestinais e até mesmo cáculos intestinais. O resultado é o organismo revitalizado e livre de substâncias capazes de prejudicá-lo. Diferenciando Tipos de Boldo Boldo-do-chile ( Peumus boldus ), protege o fígado contra doenças, melhora a digestão lenta, ajuda a minimizar inflamações na bexiga, ajuda a eliminar cálculo renal e alivia os sintomas de ressaca. Boldo-da- terra ( Coleus barbatus ), possui ação analgésica , facilita a digestão e combate azias Boldo-baiano ( Vernonia condensata ), atua na redução de gases, minimizando a prisão de ventre, e alivia sintomas de úlceras e gastrite. Boldo-chinês ( Plectranthus ornatus ), estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos. Observação: boldo-do chile e boldo-da-terra são os mais usados Receitas Medicinais Digestão Lenta Ingredientes: 3 folhas frescas de boldo-do-chile ou boldo-da-terra 1 xícara ( chá ) de água Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até ferver. Desligue e espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras ( chá ) por dia. Azia Ingredientes: 2 folhas frescas de boldo-da-terra 1/2 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 1/2 litro de água Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva durante 15 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas. Contra Indicações: bebês, crianças menores de 6 anos e pessoas com úlcera e gastrite não devem consumir hortelã. Cólica Menstrual Ingredientes: 3 folhas frescas de boldo-da- terra 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de capim-limão Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo e acrescente o capim-limão. tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá )a cada 6 horas. Ressaca Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de boldo-da -terra picadas Modo de Praparo: Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome 3 xícaras ( chá ) por dia até findar a ressaca.


Bétula ( vidoeiro ) - contra reumatismo, diurético, psoriáse e muito mais benefícios Planta medicinal que pertence a família de árvores chamada betulaceae. Para uma maior compreensão, as bétulas ( vidoeiro ) são árvores pequenas ou arbustos, com o tamanho médio e de características de climas temperados do hemisfério norte. A bétula pode ser utilizada como chá, cataplasmas, decoção e infusão, em problemas de celulite, gota, reumatismo, ácido úrico, articulações, bexiga, psoriáse e como diurético. Ela também possui muitas propriedades medicinais que são: analgésico, antibacteriano, anti-reumático, adstringente, amargo, febrífugo e adstringente. Receitas Medicinais Chá de Bétula Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de bétula 1 litro de água Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e deixe levantar a fervura. Acrescente as folhas de bétula. Desligue o fogo, tampe e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e tome 1 xícara ( chá ) de 3 a 4 vezes ao dia. Banho Refrescante e contra reumatismo Ingredientes: 3 litros de água 2 xícaras ( chá ) de folhas de bétula 1 xícara ( chá ) de folhas de erva-cidreira 1 xícara ( chá ) de folhas de malva Modo de Preparo: Ferva a água e adicione todas as ervas. Deixe ferver por mais 15 minutos. Coe e, durante o banho, despeje lentamente pelo corpo, do pescoço para baixo. Contra Indicação: Pessoas hirpesensíveis à aspirina não fazer uso da béttula


Calêndula ( Calendula officinalis ) - combate corrimentos vaginais, diminui o fluxo menstrual e muitos outros benefícios Acreditava-se que elevava o espírito e trazia alegria. É uma das plantas medicinais mais usadas e mais versáteis. Há diversas versões de cremes e pomadas para uso externo, mas também poder ser ingerida para o tratamento de problemas digestivos, ginecológicos ou de pele e reumatismos. Os pricipais componentes da calêndula são: resina, óleo volátil, flavonoides, mucilagem, triterpenos, esteroides e carotenos. Sua ação é adstringente, bactericida, fungicida, anti-inflamatória, cicatrizante, antiespasmódica e regula a menstrução. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão, três vezes ao dia, para tratar inflamações no aparelho digestório. Também é indicada para combater corrimentos vaginais. Feridas na gengiva ou aftas podem ser tratadas com gargarejo. Tintura - Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para tratar problemas mentruais ( irregularidade, cólicas e fluxo intenso ). Óleo Macerado - Use como pomada em microvarizes. Para aliviar queimaduras de sol, misture com 20% de óleo de lavanda. Creme/Pomada - Aplique em cortes e arranhões pequenos, ou qualquer inflamação ou irritação na pele. Use também em eczemas, mamilos rachados e frieiras. Pode ser empregada em queimaduras leves ( incluindo as de sol ), acne, pé de atleta e micoses. Observação: uso não recomendado durante a gravidez.


Camomila - calmante natural, Insônia, Ansiedade e Cólicas Menstruais O Camomila ( Matricaria chamomilla ) é uma erva famosa pelo seu poder sedativo e aroma intenso. Seu chá é efeciente em situações de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomando durante o dia , auxilia na prática de atividades sem o estress rotineiro. Essa erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamções na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarréia, pois regula o intestino. Os chás também são recomendados para bebês e crianças, pois tratam as cólicas tão comuns nessa fase da vida. Indicada também para combater cólicas menstruais, a camomila alivia as dores porque é anti-inflamatória e analgésica. Pesquisa da Universidade de Toyama, no Japão, divulga no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que o chá de camomila pode prevenir complicações do diabetes tipo 2, como cegueira e lesões nos nervos e nos rins. Pode ser consumido diariamente, mas a quantidade não deve ultraprassar 5 xícaras ( chá ) por dia. A camomila também pode ser usada externamente tratando problemas de pele, olheiras, terçol, acne, etc., pois alivia as irritações e possui ação antisséptica. Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas de chá bem gelados. Receitas Medicinais Ansiedade Ingredientes: 1 colher ( chá ) de flores e folhas secas de camomila 1/2 litro de água Modo de Preparo: Ferva a camomila e a água. Espere amornar, coe e beba durante o dia. Cólicas Menstruais Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de flores e folhas secas de camomila 2 colheres ( sopa ) de sementes de erva-doce 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela, leve a camomila, a erva-doce e a água para ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 3 horas. Contra Indicações: o consumo de erva-doce não é indicado para pessoas que sofrem de úlcera.


Cana do Brejo - combate inflamações dos rins, cálculo renal, distúrbio menstrual e muito mais benefícios A cana do brejo ( Costus spicatus ) pouco conhecida, ela cresce nos brejos em sua forma possui roseas com bordas brancas, tubulares, por dentro amarelas bracteas cor de carmim, mais nela há substâncias dignas de um verdadeiro remédio, seus Principios Ativos são: matérias pécticas, taninos,ácido oxálico, inulina, a mesma possui ação anti-reumática, diurética, calmante das excitações nervosas e do coração, antidiabética, anti-inflamatória dos rins e bexiga. A erva é indicada nos casos sífilis, inflamações da uretra, nefrite, dores e dificuldade de urinar, uretrite, arteriosclerose, blenorragia, cálculo renal, distúrbio menstrual, inchaço e problemas nos rins . Receita Medicinal Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de erva cana do brejo 500ml de água Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e deixe até começar a ferver, em seguida coloque 1 colher (sopa ) da erva cana do brejo e deixe levantar fervura, desligue. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Beba de 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.


Canela - Aumento de Disposição, tosse, perda de libido e impotência sexual Especialistas em medicina complementar afirmam que a canela ( Cinnamomum zeylanicum ) é digestiva, melhora o hálito, aquece o corpo, melhora a circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão. Ela pode também ser energizante e estimular a circulação sanguinea, o chá das cascas secas de canela ainda age como afrodisíaco, em caso de perda de libido e impotência sexual . As propriedades medicinais da canela também podem ser verificadas no combate à asma, falta de apetite, ansiedade e inônia. E por final é capaz de baixar níveis de glicose, triglicérides, colesterol ruim ( LDL ) e colesterol total no sangue. Receitas Medicinais Tosse Ingredientes: 1 canela em pau 2 cravos-da-índia 1 rodela de limão 1/2 litro de água Modo de Preparo: Coloque todos os igredientes, em uma panela e leve ao fogo para ferverpor aproximadamente 5 minutos. Espere amornar e coe. Se preferir, adoce com 1 colher ( sopa ) de mel. Beba até 2 xícaras ( chá ) por dia. Aumento de Disposição Igredientes: 2 canelas em pau 1 colher ( sopa ) de gengibre ralado 5 cravos-da-índia 1 litro de água Modo de Preparo: Coloque o gengibre, a canela, o cravo-da-índia e a água em uma panela e leve ao fogo. Assim que levantar a fervura, desligue e tampe. Deixe descansar até amornar. Coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara ( chá ) até 3 vezes ao dia. Contra Indicação: gestantes e pessoas com gastrite ou úlceras gástricas devem evitar consumir canela.


Capim Limão - combate dor de cabeça, ansiedade e cólicas menstruais As folhas dessa erva, quando amassadas, exalam odor de limão. Por isso, ela é chamada capim-limão, mas também é conhecida como capim santo ou capim-cidreira e é muitas das vezes confundida com a erva cidreira. O capim-limão é bastante usada para combater dores de cabeça, febre, aliviar dores, ansiedade, melhora a digestão, cólicas menstruais e intestinais, pois possui ação analgésica e antiespasmódica (evita contrações involuntárias dos músculos e previne as convulsões). Receitas Medicinais Ansiedade Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de capim-limão picadas 1 copo ( 250ml ) de água Modo de Preparo: Coloque o capim-limão em um recipiente e amasse-o com o cabo de uma colher. Ferva a água e despeje-a sobre a erva. Abafe por 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba em seguida. Dor de Cabeça Ingredientes: 2 copos ( 200ml cada ) de água 1 colher ( sopa ) de capim-limão fresco 1 colher ( sopa ) de calêndula seca 1 colher ( sopa ) de camomila seca Modo de Preparo: Ferva a água. Coloque as ervas em um recipiente, despeje a água fervente sobre elas e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara ( chá ), 2 vezes por dia. Contra Indicações: gestantes e pessoas com diarréia deve evitar o consumo de calêndula. Ja camomila em doses elavadas podem causar náuseas. Portanto manter o bom senso é sempre recomendado.


Carqueja - Má Digestão , Controlar a Glicemia Com ação diurética , a carqueja ( Bacharis trimera ) é indicada para quem sofre com inchaços desencadeados pela retenção de líquidos. Seu consumo regular elimina toxinas que desencadeiam diversos prejuizos ao organismo. Além da ação diurética, ela também ajuda na digestão dos alimentos, pois estimula a secreção do bílis. Os benefícios da carqueja não param por ai, ela é indicado para diversos problemas estomacais, problemas de fígado, vesícula, pedra nos rins, retenção de líquidos e prisão de ventre. É um excelente auxiliar nos regimes de emagrecimento e para quem quer reduzir as taxas de açúcar no sangue. Estudos realizados com o chá da planta comprovaram que o seu consumo regular reduz os níveis de glicose no sangue. Recietas Medicinais Controlar a Glicemia Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas secas de carqueja 1 litro de água Modo de Preparo: Ferva as folhas de carqueja e a água por 5 minutos. Desligue, deixe amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia. Má Digestão Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de talos frescos de carqueja picados 2 folhas frescas de boldo 1 litro de água fervente Modo de Preparo: Coloque os talos da carqueja e as folhas de boldo em um recipiente e despeje a água fervente. Abafe por 5 minutos, espere amornar e coe. Tome até 3 xícaras ( chá ) ao longo do dia .


Castanha da Índia ( Aesculus hippocastanum ) - combate a varizes, cólicas menstruais, dermatites e outros benefícios. Confira ! Para fins medicinais são utilizadas as folhas da árvore, cascas e sementes do fruto do castanheiro-da-índia no tratamento de insuficiência venosa, varizes, hemorroidas e flebites, bem como para o tratamento de processos reumáticos acompanhados de edemas. Também se usa a planta para ativação da circulação periférica, cólicas menstruais, dores venosas, edemas por má circulação, cãibras, insuficiência crônica venal, dermatites, eczemas, peso e dor nas pernas, úlceras varicosas e contra vermes. Veja a ação da castanha-da-índia Os ativos da planta aumentam a resitência e o tonus da veia, diminuindo a fragilidade e a permeabilidade dos capilares. Essa ação resultaem vasocontrição periférica, que ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames que causam vasinhos, varículas e varizes, até acidentes vasculares de maior porte. Modos de usar a castanha-da-índia: Decocção de cascas e sementes a 5% uso externo. Para lavagens, nos casos de: doenças na pele como dermatites, eczemas e inflamações gerais, fazer compressas, aplicar 15 minutos sem friccionar. Tintura para uso interno e externo. O sabonete à base de castanha-da-índia é indicado no tratamento de combate à pele oleosa. Pode ser usada, também como aditivo de protetores solares: Decocção de 30 a 50g de cascas em 1 litro d'água. Beber 250 a 500 ml ao dia. Infusão de 30 g de folhas em um litro de água. Beber dois a três copos por dia; Contra-indicações e cuidados no uso da castanha-da-índia: deve-se evitar o uso por gestantes, mulheres que estão amamentando e crianças com menos de 12 anos. Não usar em caso de sangramentos, pois pode potencializar a ação de anticoagulação.


Catuaba - combate impotência sexual, tira o cansaço e melhora a circulação. Fama de ser afrodisáco, com a propriedade mais famosa da catuaba que é chamada de Anemopaegma Mirandum. Porém, poucos sabem que essa planta pode ser usada como medicamento natural para muitos problemas de saúde. A catuaba possui vasodilatadora, ou seja, dilata os vasos sanguíneos e estímula a circulação. Por isso é indicada em casos de impotência sexual: a planta melhora a circulação do sangue nos orgãos íntimos e dá mais energia ao organismo . Em uma pesquisa recente realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP ( Universidade de São Paulo ) revelou que a catuaba combate até celulite ! O extrato da planta contribui com a drenagem linfática e com a micro circulação na pele. Durante 60 dias, 40 mulheres participaram da pesquisa, utilizando um creme a base de catuaba e marapuama ( outra planta que contribui para a circulação do sangue ) diariamente. Foi observada melhora na circulação da Região afetada e uma leve diminuição das celulites e das medidas. Receitas Medicinais Impotência Sexual Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de raízes secas de ginseng 1 colher de cascas de catuaba 1/2 litro de água 2 colheres ( sopa ) de mel Modo de Preparo: Em uma panela, leve o ginseng, a catuaba e á gua para aquecer, sem ferver. Agora desligue, coe, misture o mel e beba 1 xícara ( chá ) 2 vezes por dia Contra Indicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação e diabéticos devem evitar o consumo de ginseng. Cansaço Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de cascas de catuaba 1 copo ( 250ml ) de água 2 colheres de sopa de mel Modo de Preparo: Ferva a catuaba com a água. Espere amornar e coe. Adione o mel, misture e leve ao fogo novamente, até ferver. Desligue e espere amornar. Beba metade do chá e, após 8 horas, tome a outra metade.


Cavalinha - combate artrite, cistite e trata a conjuntivite Planta rica em nutrientes como potássio, cálcio, flavonoides, taninos e vitamina C, a cavalinha (Equisetum arvense) é recomendada para previnir a osteoporose e o reumatismo. É usada para celulite, úlceras gastricas e fraquezas em geral, e também pode ser utilizada em compressas, para emenizar olheiras, inchaços nos olhos, combater conjuntivite, acnes, possui ação anti-inflamatória e ainda regula o excesso de mesntruação. Vale lembrar que esta planta também é tido como um poderoso diurético que é indicado em casos de afecções nos rins e na bexiga, com as cistites e infecções urinárias. Receitas Medicinais Cistite Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher de (sobremesa) e talos frescos de cavalinha picados Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo e ferva por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 xícara ( chá ) 2 vezes ao dia. Artrite Ingredientes: 3 xícaras ( chá ) de água 1 colher ( sopa ) de sementes frescas de erva-doce 1 colher ( sopa ) de raiz fresca de bardana 2 colheres ( sopa ) de talos frescos de cavalinha Modo de Preparo: Ferva a água, a erva-doce e a bardana durante 3 minutos. Desligue e acrescente a cavalinha. Abafe por 5 minutos, coe e tome 1 xícara ( chá ) antes das principais refeições. Contra Indicações: o consumo de erva-doce não é recomendado para pessoas que sofremde úlcera. Já a bardana não deve ser ingerida por crianças, gestantes e pessoas com diarréia crônica.


Cebola ( Allium cepa ) - reduz problemas cardiovasculares, atua na prevenção de cataratas em diabéticos e auxilia no combate ao câncer A cebola desde a antiguidade, ela já era conhecida pelas suas propriedades terapêuticas e medicinais. Muitas destas propriedades medicinais vêm de seu óleo essencial á base de enxofre, conhecido como sulfeto de alilo. É este óleo que dá origem ao sabor e cheiro característicos da cebola. O substrato de que é feito o óleo essencial da cebola também está presente em outros compostos orgânicos presentes na planta, e destas combinações resultam as principais propriedades terapêuticas e medicinais da cebola. Ricas em proteínas e nutrientes, a análise da composição química da planta mostra que ela contém cerca de 10% de hidrato de carbono, 1,5% de proteínas, e cerca de 0,5% de gorduras. Além disso, a cebola também contém elementos importantes para a saúde humana, tais como fósforo, flúor, potássio, ácido salicílico, secretina, glicoquina, além das vitaminas do grupos B e C. A cebola é rica em nutrientes dos mais diversos tipos. Dentre estes compostos, existem os que desempenham, cada um, um papel muito importante, e são eles: Flavonoides e Quercetinas. Foram feitas análises cuidadosas para se determinar a composição química da cebola e os resultados mostram isso. Cada 100 gramas de cebola apresenta a seguinte composição: Calorias ( 33 quilocalorias ), Vitamina B1 ( 60 mg ), Vitamina B2 ( 45 mg ), Vitamina C ( 10 mg ), Vitamina A ( 125 unidades ), Potássio (180 mg), Fósforo ( 45 mg ), Cálcio ( 35 mg ), Sódio ( 16 mg ), Silício ( 8 mg ), Magnésio ( 4 mg ), Ferro (0,5 mg), Proteínas ( 1,5 gramas ), Gorduras ( 0,3 gramas ), Vitamina B3 ( 0,2 mg ) *Dentre vários benefícios encontrados na cebola, por muitas de suas propriedades terapêuticas e medicinais estão os seguintes: Benefícios Cardiovasculares O consumo da cebola reduz o risco de problemas cardiovasculares. Estudos mostram que a quercetina está diretamente associada á redução no risco de infarto do miocárdio e ocorrência de derrames cerebrais em pessoas de idade avançada. Este benefício cardiovascular decorre principalmente da ação dos flavonoides, sendo a quercetina um deles. Ação Anti-Inflamatória O consumo regular de cebola auxilia nas cicatrizações de ferimentos e cortes devido à ação anti-inflamatória proporcionada pro um grupo de flavonoides. Fortalecimento do Sistema Imunológico Estudos mostram que o consumo de cebola fortalece o sistema imunológico, principalmente no que se refere á proteção do sistema gastrointestinal. Aqui novamente entram em ação os flavonoides: atuando em conjunto com o sódio, estas substâncias potencializam a ação de mecanismos de defesa naturais, contribuindo assim, para deixar o corpo mais bem preparado para se defender de diversos tipos de ameaças à saúde. Prevenção de Cataratas Em Diabéticos A catarata é um problema oftalmológico que atinge com bastante frequência os portadores de diabetes. Estudos sobre a doença mostram que a catarata surge em decorrência de uma determinada enzima que tem a função de " disparar " a catarata. Porém, o que as pesquisas sobre as propriedades terapêuticas da cebola mostram é que a quercetina exerce uma ação inibidora sobre tal enzima, e desta forma impede, ou ao menos dificulta, o desenvolvimento da catarata. Ação Antiviral O consumo de cebola auxilia o organismo a se proteger contra a ação de determinados vírus. Os estudos mostram que os flavonoides presentes na cebola, em particular as quercetinas, agem diretamente sobre determinados vírus, impedindo sua replicação. Combate ao Câncer Embora ainda não existam conclusões definitivas, todas as evidências apontam que a cebola pode ser uma aliada no combate a certos tipos de câncer. Neste caso, os estudos em laboratório mostram que a quercetina atua diretamente sobre os tumores, inferindo com a reprodução das células cancerígenas e, desta forma podendo retardar, inibir ou até mesmo impedir a proliferação destas células.


Chapéu de Couro - Combate intestino preso e ácido úrico Popularmente o chapéu-de-couro ( Echinodorus macrophyllum ) é utilizado para solucionar problemas nos rins e bexiga, pois é um ótimo diurético. Também fama de diminuir o ácido úrico e combater o reumatismo, colesterol e diabetes a planta ainda alivia diversas inflamações e acelera a recuperação da péle em diversas lesões. Esses benefícios somente é possivel graças a grande quantidade de taninos, e também contém substâncias bactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes em sua composição. Ácido Úrico Igredientes: 2 colheres ( chá ) de folhas secas de chapéu-de-couro 1 litro de água Modo de Preparo: Leve as folhas de chapéu-de-couro e a água para ferver durante 5 minutos. Logo em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 3 xícaras ( café ) por dia. Intestino Preso Ingredientes: 1 colher ( chá ) de folhas secas de chapéu-de-couro 1 xícara (chá ) de água fervente. Modo de Preparo: Coloque as folhas secas de chapéu-de-couro em uma xícara ( chá ) vazia e despeje água fervente até completá-la. Agora Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Em seguida coe e tome 1 xícara ( chá ) antes de dormir.


Chicória ( Cichorium intybus ) - estimula o apetite, melhora a digestão e ajuda a manter a flora intestinal Nativa da região do Mediterrâneo, é cultivada em diversas partes do mundo, onde é consumida como verdura. Também é cultivada para substituir o café. A planta é bastante amarga e é um excelente digestivo, estimulante, tônico e laxante leve. Seus principais componentes são: lactonas ( lactucina e lactupicrina ), oligossacarídeos, sesquiterpeno, inulina (na raiz ), glicosídeos, vitaminas e minerais. Sua ação é laxante, diurética, sedativa, atua como tônico digestivo e hepático. Veja abaixo como usar Decoção - Tome 1 xícara de uma decoção padrão feita com a raiz, três vezes ao dia, para estimular o fígado e o sistema digestório. Use 1 xícara diluída em 1/4 de xícara de água ( para uma decoçao mais leve ), duas vezes ao dia, para constipação. A chicória contém oligossacarídeos que são probióticos e ajudam a manter a flora intestinal. Infusão - Faça uma infusão padrão com as folhas e as flores. Tome 1 xícara, três vezes ao dia, para melhorar a digestão. Tintura - Tome 2 ml da tintura feita com a raiz, três vezes ao dia, para estimular o apetite. Extrato Fluido - Os extratos têm sido usados com êxito para curar parasitoses em ovelhas e bovinos, mais há pouca pesquisa sobre os efeitos em seres humanos.


Chá de Amora - infertilidade, regulador hormonal e outros benefícios A amora surpreendentemente além de ser uma fruta gostosa de se comer ela também é um excelente remédio caseiro, pois ela ajuda o individuo no combate a obesidade, calvície, policistos, diabetes, regulador do fígado, regulador hormonal e pasmem todos ela auxilia até no tratamento de infertilidade. Tanto benefício assim em uma pequena fruta se da devido os seus vários nutrientes que são: fibras, ferro, zinco, proteínas, cálcio. Pra você que deseja fazer uso do chá de amora vamos a receita. Primeiro coloque ao fogo em torno de 500 ml e deixe ferver durante 8 minutos, enquanto a água esta ao fogo adicione mais ou menos uma colher da folha de amora após feito isso deixe em um canto esfriando. O seu uso deve ser 4 vezes ao dia , durante uns 2 meses de uso certamente você começará a perceber melhoras em seu organismo e consequentemente te fará ter uma vida mais saudável.


Chá de Maracujá - excelente calmante natural, combate a ansiedade, nervosismo e insônia leve Obs: O recomendado é usar de 3 a 4 vezes ao dia Para aqueles que tinham alguma dúvida se o maracujá realmente exerce algum resultado em pessoas com problemas de insônia e se ela atua também como calmante, podem ficar tranquilos, não é mito, ele cumpre perfeitamente o seu papel. Para efeito de informação o maracujá não só atua contra insônia e calmante, ele vai mais além, também age contra nervosismo e ansiedade. Agora vamos a receita do chá de maracujá : Modo de Preparo: Primeiramente deixe ferver a água em torno de 6 minutos em seguida acrescente duas colheres de folhas e flores do maracujá agora feche a tampa por mais uns 4 minutos, agora basta coar e usufruir do chá.


Chá de Nova Jersey - Combate Bronquite asmática, catarros e tosses é usado desde os tempos antigos pelos índios da América do Norte. Durante a guerra da independência dos EUA, utilizava-se as suas folhas em sibstituição ao chá. A casca da raiz contém ceanotina ( alcalóide ), taninos, resina e um óleo essencial. Aplicado localmente em forma de gargarejo e bochechos contra a faringite, amigdalite e aftas. Combate catarros e tosses, bronquite asmática. A Ceanothus americanus ( New Jersey Tea ) ainda pode ajudar na coagulação sanguínea. Seus benefícios vai muito mais além, ela pode também ser utilzada para o tratamento de cistos no peito e cistos ovarianos, tratamento esses que são aplicados pela medicina alternativa. Observação: O uso do chá tem uma sensação estimulante e refrescante, que é feita a partir de suas folhas secas.


Cipó Imbé - Combate Infecções e Inflamações é uma planta que chega até dois metros de altura. Prolifera em árvores e rochas, principalmente em regiões de clima úmido. O cipó-imbé é de grande nas inflamações dos testículos. Recomendado em banhos nos casos de erisipela e inflamações reumáticas. Uso Prático: O cipó-imbé é sempre indicado em forma de banhos Infecções e Inflamações Ingredientes: 10g de folhas e caule de cipó-imbé 1 litro de água Modo de Preparo: Coloque os ingredientes em uma vasilha e ferva. Deixe esfriar um pouco. Retire as folhas e aplique-as sobre a inflamação. Faça duas ou três aplicações por dia.


Cravo da índia - combate Inflamação na garganta, rouquidão, náuseas e estimulante sexual, foi trazido da Ásia pelos portugueses e se adpatou bem ao clima brasileiro, hoje em dia muito utilizado na culnária por causa de seu sabor característico, ele também auxilia na digestão, controla a diarreia, é estimulante sexual e protege os estômago de diversas doenças. Especialistas em medicina complementar e fitoterapia diz que o cravo da índia é um poderoso bactericida e fungicida. Do cravo ainda são extraídos óleos essencias com diversas propriedades medicinais. Receitas Medicinais Náuseas Ingredientes: 1 colher ( chá ) de cravo da índia 1 colher ( café ) de canela em pó 2 copos ( 250ml cada ) de água Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes para ferver por 15 minutos. Coe e tome 1 xícara ( café ) de 2 em 2 horas, até melhorar. Inflamação na Garganta e Rouquidão Ingredientes: 4 dentes de alho picados 1 canela em pau 1 colher ( café ) de cravo-da-índia 1 colher ( sopa ) de mel 1 copo ( 250ml ) de água Modo de Preparo: Leve a água para ferver. Desligue, adicione as ervas e deixe descansar por 10 minutos. Coe e faça gargarejo com o chá morno, 4 vezes ao dia.


Cânfora do Jardim ( Artemisia camphorata ) - excelente para dores musculares, contusões e picadas de inseto Erva rasteira, de folhas profundamente recortadas, com aroma de cânfora, cultivada em regiões de altitude do sul e sudeste do Brasil, tendo as mesmas aplicações e usos externos da losna. Os principais componentes da cânfora-do-jardim são os flavonóides, óleos essenciais, princípios amargos e ácidos orgânicos. Possui ação anti-séptica e cicatrizante. Parte usada da erva são as folhas. Nomes Populares: cânfora, canfrinho, cânfora-rasteira Infusão ou Decoção: Lavagens e compressas locais para dores musculares, contusões e picadas de inseto Preocauções: no uso externo, a pele deve estar íntegra, sadia e não infectada. Jamais fazer uso interno , devido a toxicidade. Contra Indicação: Uso não indicado em gestantes, lactantes e crianças.


Dente de Leão - digestivo natural, tira mau hálito, cura amigdalite efurúnculo O uso do dente-de-leão (Taraxacum oefficinal) como erva medicinal é antigo. Porém recentemente as propriedades medicinais da planta vêm sendo confirmadas. O chá, em que se usa a planta toda, é um poderoso digestivo, diurético, melhora o hálito, é excelente para os males do fígado e da visícula biliar. É desintoxicante geral, tudo isso é relatado por especialistas em medicina complementar. A erva também pode ser usada externamente em compressas e cataplasmas. Nesses casos ela é eficaz contra acnes, erisipela (infecção causada por bactérias) e furúnculos. Amigdalite Ingredientes: 1 colher ( chá ) de folhas, flores e raízes secas de dente-de-leão 1 e 1/2 xícara de água Modo de Praparo: Coloque as folhas, flores e raízes de dente-de-leão e a água em uma panela. Em leve ao fogo para ferver durante 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com 1 colher de mel . Faça gargarejos com esse chá no maximo 3 vezes ao dia. Furúnculo Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de folhas, flores e raízes secas de dente-de-leão 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela leve os ingredientes ao fogo para ferver por 10 minutos. Agora desligue e espere amornar e coe. Umedeça uma gaze ou algodão no chá e aplique compressas diretamente no furúnculo, deixando por 15 minutos. Repita por 3 vezes ao dia.


Dokudami ( Houttuynia cordata ) - tosses com catarro, infecções urinárias, abcessos e furúnculos Já foi usado como antídoto para venenos. Seu nome vem do japonês e significa " bloqueador de veneno ". Em chinês, é chamado de yu xing cao, que significa " planta com cheiro de peixe "; server para dar sabor a pratos salgados. No Japão é usado como desintoxicante. Os principais componentes planta são: flavonoides (incluindo quercetina e hiperina ), terpenos ( incluindo limoneno e canfeno ), linalol, sitosterol, sais de potássio, óleos voláteis ( incluindo decanol - acetaldeído ). Tem ação adstringente, diurética, bactericida, laxante, antisséptica urinária, anti-inflamatória, antitussígena e cicatrizante. Veja abaixo como usar Infusão - Faça uma infusão padrão. usando a erva fresca, e tome 2 xícaras em um dia, todo mês, para desintoxicar-se. Xarope - Misture 450ml de mel em 600ml de uma infusão padrão com quantidades iguais de infusões de dokudami e flor-balão. Tome 1 colher ( chá ), cinco vezes ao dia, para tratar tosses com secreção. Decoção - Faça uma decoção padrão com a planta inteira e tome 2 xícaras todos os dias para tratar abcessos e furúnculos. Porém a melhora só ocorre após o dreno. Tintura - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia, para tratar infecções urinárias ou dor ao urinar. Se os sintomas persistirem, procure um médico.


Equinácea ( Echinacea purpurea ) - tratamento de infecções agudas, inflamação na garganta, gripes e resfriados Nativa da região sudeste dos Estados Unidos, era usada pelos indígenas para combater febres e ajudar na cicatrização de ferimentos. Foi introduzida na Europa no século 19, e tem sido muito pesquisada desde então. É indicada como antibiótico no tratamento de diversas infeccões. Os principais componentes da equinácea são: óleo volátil ( incluindo humuleno ), glicosídeos, alcamidas, inulina, polissacarídeos, poliacetilenos ( antibiótico ). A planta estimula os sistemas imunológico, e linfático, antialérgica e antibiótica. Suas partes usadas são raízes e folhas. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de infusão padrão feita com folhas frescas, três vezes ao dia, contra gripe e resfriado. Decocção - Tome 10ml ( 2 colheres de sopa ) de uma decocção padrão feita com a raiz, a cada 4 horas, em infecções agudas. Combina bem com agrimônia. Gargarejo / Enxaguatório Bucal - Use 1 xícara da decocção feita com a raiz ou 10ml da tintura com 1 copo de água morna e faça gargarejos, três vezes ao dia, em casos de dor e inflamação na garganta e aftas. Tintura - Tome 5ml ( 1 colher de chá ) de tintura, três vezes ao dia, para tratar infecções urinárias. Misture com uma quantidade igual de tintura de aparine, em casos de gânglios inchados ou febre glandular. Para gripes e resfriados, tome 10 ml da tintura, quatro vezes ao dia, por 48 horas. Creme/Pomada - Use em cortes infeccionados, acne, arranhóes e abscessos Observação: doses altas podem causar náuseas e diarreia


Erva de São João - tratamento da depressão O nome cientifico da Erva de São João é Ageratum conyzoides. Nos dias de hoje em que vivemos um dos grandes males que vem assolando as pessoas é a depressão e com isso aumentando a busca pela solução da doença. Como não podia ser diferente descobriu-se então através de pesquisas que a Erva de São João tem uma eficácia surpreendente no tratamento da depressão , dando o equilibrio no humor do individuo fazendo com que melhore em seu bem estar em geral. Até o presente momento não foi constado nenhuma reação adversa. Receita Medicinal Tratamento da Depressão Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de erva de são joão 1 litro de água Modo de Preparo: Leve ao fogo a água e a erva de são joão, quando começar a fever, desligue. Basta Tampar e deixar a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber 3 xícaras ( chá ) ao dia.


Erva Baleeira - cicatrizaçãode feridas externas, dores musculares, reumatismos e úlceras. Erva-baleeira (cordia verbenacea ) é um arbusto ereto ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos um tanto pendentes. Possui folhas simples, aromáticas e flores pequenas. Nos dias de hoje as folhas da erva-baleeira é amplamente utilizada na medicina caseira, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste e Leste, onde é considerada anti-inflamatória, analgésica, antiartrítica, tônica e antiulcerogênica. O seu chá também é empregado para cicatrizaçãode feridas externas e para úlceras, e recomendado para reumatismos, artrite reumatóide, gota, dores musculares, nevralgias e contusões. Receita Medicinal Chá de Erva-baleeira Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas e talos 1 litro de água Modo de Preparo: Leve ao fogo a água, as folhas e talos da erva-baleeira, até levantar a fervura, desligue. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Agora basta coar e beber 3 xícaras ( chá ) ao longo do dia. Observação: também é possível usar o chá de erva-baleeira aplicando a compressa sobre região que se encontra as dores musculares ou contusões, de três a quatro vezes ao dia. Contra-indicações: para crian­ças em geral, na gravidez, na lactação, e pessoas sensíveis às substâncias presentes na erva-baleeira.


Erva Cidreira Combate a insônia, vertigem e elimina olheiras. A principal propriedade terapêutica dessa erva é a calmante. Também conhecida como Melissa devido seu nome científico ( Melissa officinalis ), ela combate insônia, tensão nervosa e ansiedade. Problemas relacionados à TPM, como cólicas e irrtabilidade podem ser tratados com a erva-cidreira , que também ameniza problemas digestivos causados pelo estresse: ela estimula a digestão e combate gases intestinais. O chá de suas folhas, tomado quente, alivia os sintomas de gripes e resfriados, funciona como analgésico e descongestionante, acalmando a tosse, infecções respiratórias e dores de cabeça e no corpo. A erva ainda regula a pressão arterial e o fluxo menstrual e baixa a febre. Por ter ação antiviral, serve como medicamento para herpes labial. Dica para o fim das olheiras Ferva 5 folhas frescas da erva-cidreira e 1 xícara ( chá ) de água. Coloque na geladeira e, quando estiver bem gelado, umedeça um pano limpo ou uma gaze no chá. Feche os olhos e coloque o pano sobre as pálpebras. Deixe agir por 10 minutos e repita até amenizar as olheiras. Receitas Medicinais Insônia Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas secas de erva-cidreira 1 copo ( 200ml ) de leite Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo. Espere amornar, coe, adoce com mel a gosto e beba antes de se deitar. Vertigens Ingredientes: 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de erva-cidreira 1 colher ( sopa ) de mel Modo de Preparo: Ferva a água e a erva-cidreira. Espere amornar e coe. Agora adoce com mel e beba 4 xícaras ( chá ) ao longo do dia.


Erva de São Cristóvão ( Actaea racemosa ) - alivia os sintomas de menopausa, combate cólicas e sintomas da TPM Originária do Canadá e do leste dos Estados Unidos, era o remédio preferido dos povos da América do Norte, sendo usada para curar diversas moléstias ginecológicas, picadas de cobra, febre e doenças reumáticas. Na Europa, é empregada desde o século 19, onde é conhecida como Cimicifuga racemosa. Já foi relacionada a danos no fígado, por isso seu uso é restrito em alguns países. Seus principais componentes são: taninos, derivados do ácido cinâmico, isoflavonas, cromonas, ácido salicílico e glicosídeos de triterpenos. Sua ação é antiespasmódica, anti-inflamatória, antirreumática, analgésica, alivia os sintomas de menopausa, combate cólicas e sintomas da TPM, diurética, sedativa, antitussígena, reduz a pressão e a glicemia. As partes usadas da erva é a raiz e rizoma. Veja abaixo como usar Decoção - Ferva 15g da raiz em 900 ml de água por 15 minutos, duas vezes ao dia, para aliviar dores reumáticas, nevralgia facial, tendinite, inflamação do nervo ciático e dor lombar. Xarope - Misture 300 ml de uma decoção ( ver acima ) com 225g de açúcar ou mel. Ferva por 10 minutos. Tome 5 ml a cada 2 ou 3 horas, para aliviar tosses. Tintura - Tome 20 gotas, três vezes ao dia, quando estiver com dor; misture com a mesma quantidade de tintura de agripalma e tome, três vezes ao dia, para sintomas de menopausa. Tome 20 gotas, três vezes ao dia, com a mesma quantidade de valeriana, para tratamento de pressão alta. Cápsulas - Use para mal-estar da menopausa e doenças reumáticas; siga as instruções da embalagem. Não ingerir acima de 40 mg por dia. As cápsulas podem ser encontradas em casas de produtos naturais . Contra Indicação: Não tome mais do que o indicado, pois pode causar problemas hepáticos. Não utilize caso já tenha tido alguma disfunção no fígado. Não use na gravidez.


Erva Doce - prisão de Ventre, má digestão, mau hálito e TPM Popularmente a erva-doce ( Foeniculum vulgare ) é utilizada para má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e diurético, afirmam especialistas em medicina complementar. A razão dessaa planta ser tão benéfica ao aparelho gastrointestinal está nos óleoas essenciais presentes em sua composição. Eles estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, o que aumenta a salivação e as secreções pancreáticas, responsáveis pela digestão dos alimentos. Os óleos essenciais ainda auxiliam no tratamento de cólicas e soluços e dilatam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial elevada. Já os fitoesteróis da erva-doce, substâncias com uma ação semelhante ao hormônio estrogênio, estimulam as mamas, aumentando a produção de leite. Receitas Medicinais Prisão de Ventre Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 colher ( chá ) de sementes secas de erva-doce Modo de Preparo: Leve a água e a erva-doce para ferver por 5 minutos. Coe e adoce com mel a gosto. Beba até 4 xícaras ( chá ) por dia. TPM - Tensão Pré Menstrual ( receita medicinal especial ! ) Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de sementes secas de erva-doce 2 colheres ( sopa) de ramos frescos de alecrim 1/2 litro de água Modo de Preparo: Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras ( chá ) por dia. Contra Indicação: gestantes, diabéticos e pessoas com pressão alta não devem consumir o alecrim.


Erva Férrea ( Prunella vulgaris ) - diminui o fluxo menstrual, dores de cabeça, estresse e muitos outros benefícios O nome em inglês é self-heal, que significa auto curativa. Foi considerada por muito tempo uma cicatrizante. Nativa da Europa e da Ásia, é usada para curar ferimentos e como tônico. As flores são bastante empregadas na medicina chinesa para tratar problemas no fígado. Seus principais componentes são os flavonoides ( incluindo rutina ), vitaminas A, B1, C, K e ácidos graxos essenciais, óleo volátil, principio amargo. A erva-férrea possui ação bactericida, hipotensiva, diurética, adstringente, hemostática, cicatrizante, febrífuga e tônica hepática. As partes usadas da erva são as aéreas e as flores. Veja como abaixo como usar Tintura - Use as flores e caules frescos. Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para reduzir sangramentos, incluindo fluxo menstrual intenso ou ferimentos. Gargarejo - Ferva 1/2 colher ( chá ) da erva seca em 1 xícara de água e deixe esfriar; use para tratar sangramentos e inflamações na boca, além de garganta irritada. Infusão - Use uma infusão padrão feita com as flores para tratar distúrbios hepáticos relacionados ao estresse, irritabilidade, pressão alta, problemas oculares e dores de cabeça. Para tratar hiperatividade em crianças, um fitoterapeuta deve ser consultado para acertar a dose. Pode ser combinada com outras ervas. Compressa - Use as folhas frescas sobre ferimentos Creme/ Pomada - Aplique para tratar hemorroidas com sangramentos.


Erva Mate - retarda o envelhecimento, deixa a pele mais bonita e serve como desintoxicante natural Cafeína e flavonóides são as substâncias mais encontradas na erva-mate, popularmente utilizada no preparo de chás. A cafeína, presente também no café e no pó de guaraná, tem função energizante, dando mais disposição para as atividades diárias, favorece o trabalho do cérebro e estimula a digestão , porém quem sofre de gastrite ativa não deve consumir em excesso. Já os flavonóides são substâncias antioxidantes capazes de prevenir alguns tumores, pois impedem a ação maléfica dos radicais livres. Combinações Poderosas com chá-mate Os flavonóides do chá-mate , somados ao betacaroteno de frutas alaranjadas como pêssego, colaboram com a saúde da pele, prevenindo ressacamento e retardando o aparecimento de rugas. Se acrescentar à bebida frutas vermelhas ( morango, amora, framboesa... ), o poder antioxidante é elevado, já que elas são ricas em antocianina e ácido elágico, substãncias que melhoram a circulação e retardam o envelhecimento das células. Frutas cítricas como limão e laranja aumentam o teor de vitamina C do chá, nutriente que afasta o cansaço e estimula o sistema de defesas. Receitas Medicinais Retardar o Envelhecimento Ingredientes: 3 colheres ( sopa ) de erva-mate 300ml de água 100g de polpa de frutas vermelhas 1 folha fresca de manjericão Gelo a gosto Modo de Preparo: Leve ao fogo a erva-mate com a água e desligue antes de ferver. Coe, tampe e espere amornar. No liquidificador, bata o chá com a polpa de frutas vermelhas e o manjericão. Acrescente o gelo e beba em seguida. Pele Mais Bonita Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 2 colheres ( sopa ) de erva-mate 1 pêssego sem casca e sem caroço Gelo a gosto Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água e a erva-mate ao fogo e desligue quando ferver.Tampe, espere amornar, coe e bata no liquidificador com o pêssego. Acrescente o gelo, adoce com o mel ou adoçante a gosto e beba em seguida. Desintoxicante Ingredientes: 1 sachê de chá-mate 1 xícara ( chá ) de água fervente 2 colheres ( sopa ) de suco puro de limão 1/2 colher ( chá ) de gengibre fresco ralado Gelo a gosto Modo de Preparo: Despeje a água sobre o chá-mate em uma xícara e tampe. Espere esfriar, coe e bata no liquidificador com o limão e o gengibre. Acrescente o gelo, adoce com mel ou adoçante e beba em seguida.


Ervas Medicinais - Infertilidade Masculina Nos dias de hoje vimos que infertilidade masculina não tem sido um problemas apenas do homem, pois muitos casais com anseio de ter um filho acabam se frustando, para terem a exata noção 15% dos casais que estão tentando sua primeira gravidez não conseguem ter êxito e mais, agora pasmem através de estudos feitos durante o período de 20 anos chegou a conclusão que aproximadamente 30% dos casos de patologia é encontrado no homem sozinho, e 20% são causas tanto do homem, quanto da mulher. Portanto, o fator masculino é pelo menos parcialmente, responsável em cerca de 50% dos casais inférteis. Agora a parte boa da história é que durante já algum tempo vem sendo usado ervas medicinais como apoio no tratamento da infertilidade masculina, os resultados apresentado são realmente surpreendentes. Algumas das ervas que vem sendo usado são as seguintes: Pygeum - Como tônico masculino aumenta as secreções prostáticas e melhora a qualidade do sêmen. Também pode aumentar a capacidade de ereção e ajuda a combater a infertilidade masculina e a hiperplasia benigna da próstata. Marapuama - Nativa da Floresta Amazônica, é utilizada no tratamento de inúmeras desordens sexuais, como infertilidade, impotência sexual e ejaculação precoce. Tribulus Terrestris - Age diretamente no aumento do nível de espermatozóides em homens, podendo assim tratar a infertilidade. Saw Palmetto - Enquanto essa erva também considerado um tônico reprodutivo que ser tanto para homens e mulheres e pode ajudar até mesmo no tratamento da “cistite da lua de mel”, onde ocorre irritação excessiva em decorrência da relação sexual excessiva.


Espinheira Santa - cura da gastrite, úlceras, azia e Intestino Preso A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia ) foi reconhecida cientificamente como medicamento contra úlcera por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, tendo essa ação comprovada por estudos realizados na Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP ). A espinheira-santa tem efeito igual a alguns medicamentos químicos industrializados para afecções gástricas ( gastrites, indigestão, hiperacidez e úlceras ). Possui também atividades contra alguns cânceres ( leucemia, por exemplo ) comprovada. É analgésica, desinfetante, tonificante e cicatrizante , chegando a ser comparada ao ópio e a morfina. A espinheira também é ligeiramente laxativa e diurética. Receitas Medicinais Gastrite e Azia Ingredientes: 1 litro de água 2 colheres ( sopa ) de folhas secas de espinheira-santa Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo para ferver. Retire do fogo, acrescente a espinheira-santa, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere esfriar e coe. Leve à geladeira por 2 horas e beba 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas. Intestino Preso Ingredientes: 2 xícaras (chá ) de água 1 colher ( sopa ) de folhas secas de espinheira-santa 3 colheres ( sopa ) de mel Modo de Preparo: Ferva a água, misture a espinheira-santa e deixe abafado por 7 minutos. Espere amornar, coe e misture o mel. Tome 2 xícaras ( chá ) por dia.


Esquisandra ( Schisandra chinensis ) - auxilia no mau funcionamento do fígado, estimula a circulação, combate insônia e ativa a energia sexual Originária do nordeste da China e do Japão, é valorizada como afrodisíaco, embora também seja usada para tratar tosse, diarreia, insônia e alergias cutâneas. Os frutos são chamados, em madarim, de wu zei zi, que significa " semente de cinco sabores ", já que fornecem os cinco sabores descritos na medicina tradicional chinesa. Sua ação é bactericida, adstringente, tônica, afrodisíaca, estimula a circulação, expectorante, hipotensiva, sedativa e estimula o útero. O principal componente da planta chama-se fitoesteroides, e a principal parte utilizada são os frutos. Veja abaixo como usar Frutos - Mastigue alguns frutos a cada cem dias, como um tônico. Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão com uma pitada de gengibre em pó, três vezes ao dia, para tratar tosse e falta de ar. Para combater insônia, beba 1 xícara, sem o gengibre, antes de dormir. Tintura - Tome 5 ml com um pouco de água, três vezes ao dia, em caso de mau funcionamento do fígado. Loção - Dilua 30 ml da tintura em 300 ml de água e use para lavar a pele irritada. Vinho Tônico - Coloque 115 g dos frutos em uma garrafa e cubra com 600 ml de saquê. Feche bem e deixe em um lugar fresco e arejado por um mês, sacudindo a garrafa de vez em quando. Peneire e tome uma dose ( taça de licor ) para ativar a energia sexual. Contra Indicação - Não use na gravidez ou se estiver resfriado e com febre ou calafrios. Doses altas podem dar azia.


Estévia - tratamento da hipertensão, adoçante, diabetes e ajuda diminuir o desejo de consumir tabaco e álcool Estévia ( Stevia rebaudiana ), nativa do estado do Paraná ao longo da fronteira com o Paraguai. Herbácea perene, semi ereta, de 40 a 80 centímetros de altura muito ramificada, com folhas simples, de pouco mais de 1cm de comprimento. Flores esbranquiçadas, reunidas em pequenos capítulos terminais. Durante séculos os índios guaranis do paraguai e do Brasil têm utilizado as folhas como adoçante, principalmente para adoçar seu chá-mate muito consumido por esses povos. As propriedades adoçantes de suas folhas são devidas à presença de glicosídeos e principalmente esteviosídio, que tem um poder adoçante maior que a sacarose. Adoçante de estévia é usado em quase todo o mundo e para produtos dietéticos. Esta planta quando feito o chá também ajuda a combater problemas de candidiase, indigestão, obesidade ,hiperatividade, diabetes e ajuda a reduzir o desejo de consumir tabaco e álcool. Receita Medicinal Chá de Estévia Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de estévia 1 litro de água Modo de Preparo: Leve as folhas frescas de estévia e a água para ferver durante 5 minutos. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 3 xícaras ( café ) ao dia.


Eucalipto - Tratamento natural para rinite, alivia bronquites e sinusite. As folhas de eucalipto (Eucalyptus globulus) podem ser usadas no preparo de chás e ajudam a melhorar diversos problemas de saúde. A planta combate principalmente os sintomas de gripes e resfriados, como febre e tosse com muco, pois é expectorante. Também ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite. Por ter ação antisséptica, as folhas de eucalipto combatem amidalite e problemas do aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária. O chá de eucalipto ainda alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Segundo nutricionistas e fitoterapeutas do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais ( IBPM ), a planta se usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e anti-microbiana. Receitas Medicinais Rinite Ingredientes: 1 colher (sopa) de folhas frescas de eucalipto picadas 2 xícaras (chá ) de água Modo de Preparo: Leve os ingredientes para ferver. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara (chá) em seguida, e a outra depois de 8 horas. Aliviar Bronquite Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher (sopa) de folhas frescas de eucalipto picadas 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco Modo de Preparo: Ferva todos os ingredientes. Espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 3 xícaras (chá) por dia. Contra Indicações: o guaco não é recomendado para pessoas com problemas de hemorragias ou fígado.


Filipêndula ( Filipendula ulmaria ) - excelente para tratar gastrite, úlceras, reumatismo crônico e muitos outros benefícios. Cresce em lugares úmidos por toda a Europa e Ásia ocidental. Era usada para dar sabor ao vinho feito com mel e atualmente é bastante conhecida por sua ação antiácida, que atua no organismo em geral, ajudando a combater indigestão e gastrite e no tratamento da artrite. Seus principais componentes são os flavonoides ( incluindo rutina e heparina ), silicatos, óleo volátil, ácido cítrico, mucilagem e taninos. Possui ação antiácida, anti-inflamatória, antirreumática, digestiva, diurética, diaforética e anticoagulante. As partes usadas são as flores e partes aéreas. Veja Abaixo Como Usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as flores e folhas, três vezes ao dia, para tratar resfriados com febre ou dores reumáticas amenas. Tome 1/2 xícara a cada 2 horas para combater refluxo ou acidez estomacal. Pode ser dada para crianças em casos de problemas digestivos. Extrato Fluido - Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para tratar gastrite, úlceras e reumatismo crônico. Misture com a erva Angélica ou salgueiro para o tratamento de reumatismo. Compressa - Mergulhe uma gaze ou pano em tintura diluída e aplique em articulações doloridas devido a reumatismos ou nevralgia. Advertência: Não use na gravidez. Evite em casos de sensibilidade a aspirina ( ou salicilato ).


Flor Balão ( Platycodon grandiflorus ) - reduz os níveis de colesterol, trata laringite e ajuda tratar bronquites Também conhecida como campainha-chinesa, esta erva é nativa do leste da Ásia e é considerada, na medicina chinesa, um importante remédio para tratar problemas respiratórios. No Ocidente , é mais usada como planta ornamental. Os principais componentes da erva são: saponinas, estigmasterol, inulina e platicodina. Possui ação fungicida, bactericida, expectorante, hipoglicêmica e reduz os níveis de colesterol. A parte usada da flor-balão é a raiz. Veja abaixo como usar Decoção - Tome 1 xícara de uma decoção padrão feita com a raiz, três vezes ao dia, para amenizar dores de garganta. Xarope - Misture 450g de açúcar ou mel com 600 ml de uma decoção feita com a raiz. Deixe ferver por 10 minutos e tome 2 colheres ( chá ) para tratar bronquites ou tosse com secreção. Se os sintomas persistirem, procure um médico. Gargarejo - Use 1 xícara de uma decoção padrão, duas a três vezes ao dia, para tratar laringite e garganta irritada. Observação: evite a ingestão se houver secreção com sangue.


Folhas da Goiabeira - combate diarréia, regula a menstruação e hemorragia uterina Hoje em dia comumente tem se procurado uma maneira eficaz de controlar a diarréia, que pode ser causado pro diversos motivos, mas a principal continua sendo a intoxicação por alimentos. As folhas de goiabeira também servem para tratar hemorragia uterina e menstruações muito fortes .Mas para ajudar nessa questão é muito simples basta seguir as orientações abaixo: CHÁ DE FOLHAS DE GOIABEIRA Ingredientes: 45 gramas folhas novas da goiabeira; 1 litro de água; Modo de Preparo: Agora basta colocar a água para ferver durante 8 minutos , logo após adicione as folhas da goiabeira e deixe no recipiente durante 12 minutos depois disto basta usar por 4 vezes ao dia e o resultado será quase que imediato.


Framboesa ( Rubus idaeus ) - ajuda preparar o útero para o parto, alivia cólicas mentruais e outros benefícios. Nativa da Europa, da Ásia e da América do Norte, cultivada desde o século 16. Sua folhas são usadas para fazer chás que antigamente eram tomados por mulheres grávidas para fortalecer o últero antes do parto. Os frutos podem ser adicionados a xaropes contra a tosse ou usados para aromatizar vinagres. Seus principais componentes: Folhas: fragarina ( tônico uterino ), taninos, polipeptídios. Frutos: vitaminas A, B, C e E, açúcares, pectina e ácido frútico. Possui ação adstringente, fortalece o útero para o parto, estimulante, digestiva, aumenta a produção de urina, laxativa. Partes usadas folhas e frutos. Veja abaixa como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, todos os dias, por dois meses antes do parto, para ajudar a preparar o útero. Beba a infusão sempre que necessário durante o trabalho de parto. Tome 1 xícara, três vezes ao dia, para aliviar cólicas mentruais. Tintura - Tome 3-5ml ( 60 gotas ) da tintura, três vezes ao dia, para tratar diarreia leve. Coloque a mesma quantidade em 100ml de água morna e use para limpar ferimentos, varizes e inflamações na pele. Coloque 2-5 gotas em um pouco de água fervente e, depois de esfriar, use como colírio para tratar conjuntivite. Gargarejo - Use 1 xícara da infusão padrão para tratar aftas e garganta inflamada. Suco - Tome 2 colheres ( chá ) , quatro vezes ao dia. Em casos de febre, faça o suco com a polpa do fruto. Observação: Doses terapêuticas de chá de framboesa ( folha ) podem ser tomadas apenas no final da gravidez.


Fruta Noni ( suco de noni ) - cura do câncer, cura da diabetes, cura da depressão e muito mais benefícios A fruta noni é uma fruta originária do sudoeste da ásia mas que foi difundida do Pacífico até a Polinésia Francesa embora esteje se falando muito em relação aos benefícios que ela traz a pessoa, suas propriedades medicinais foram descobertos mais de 2000 anos atrás, pelos polinésios, a árvore do Noni pode chegar até 9 metros de altura e produz flores e frutos o ano inteiro. Enquanto aos efeitos desta fruta houve diversos relatos referente as suas propriedades medicinais, a sua eficácia é simplesmente surpreendente pois ela ajuda no tratamento de pressão arterial alta, infecção de pele, depressão mental, resfriados, asma, dor, artrite, asma, aterosclerose, diabetes e até câncer . Tanto benefícios assim se dá porque na fruta noni contém os compostos antibacterianos nos frutos, raízes (anthrauinones) e (acubin, L-asperuloside e alizarina), vale lembrar que da fruta é feito o suco. Noni escopoletina inibe o crescimento de Escherichia coli, Que é responsável por Helioibacter pylory e infecções intestinais, que acaba provocando úlceras. Damnacanthal, que é encontrado em The Roots noni, inibe a tirosina quinase e dá a atividade antitumoral do noni. Fitoquimico da fruta Noni: ácido capróico, Damnacanthal, Escopoletina, antraquinonas, Rutina, Terpenóides, Ácido Octoanoic, Ácido ursólico Observação: O suco da fruta noni pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos naturais.


Gengibre ( Zingiber Officinale) - Combate congestão nasal, elimina o cansaço, melhora as vias respiratórias e muito mais De sabor picante, o gengibre (Zingiber Officinale) estimula a circulação sanguínea, combate problemas respiratórios e gástricos. O gengibre é um poderoso anti-cancerígeno, desintoxicante, melhora as vias respiratórias, a circulação do sangue, é digestivo, podendo ser consumido cru ralado, em sucos, xaropes, ou em chá. O gengibre foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ) como planta de ação terapêutica sobre o sistema digestivo, para evitar náuseas e enjoos. Se o seu problema é tosse ou dor de garganta, maistigue um pedaço pequeno de gengibre fresco. Aqui vai uma dica nossa, na hora de comprar, prefira os gengibres frescos e de cor clara. Receitas Medicinais Congestão Nasal Ingredientes: 3 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado 1 litro de água Modo de Preparo: Ferva o gengibre e a água por 3 minutos. Coe e tome 4 xícaras (chá) por dia. Eliminar Cansaço Ingredientes: 1 xícara (chá) de água 1/2 colher (sopa) de gengibre fresco ralado 1/2 colher (sopa) de raspas de cascas de laranja 1 colher (sopa ) de mel Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo até começar a ferver. Agora desligue o fogo, misture o gengibre e as cascas de laranja e deixe abafado por 5 minutos. Coe, junte o mel e beba pela manhã, em jejum. Contra Indicações: não deve ser consumido por pessoas com gastrite e sudorese excessiva. Gestantes devem consultar um médico antes consumir gengibre.


Ginkgo Biloba - circulação do sangue, perda de memória A Ginkgo Biloba é reconhecida como erva natural da Anti-idade , mais popularmente chamada de Elixir da Juventude. Agora para provar sua eficácia vamos aos beneficios, Ginkgo Biloba, ajuda a aumentar o oxigênio para o cérebro efeito esse conseguido devido a melhora na circulação do sangue, deste modo inibindo a perda de memória, sem haver nenhum efeito colateral na administração de qualquer dosagem. Ela tem sido indicado em diversos tipos de tratamentos como por exemplo: problemas nas pernas, varizes, tosses, bronquites, circulação dos pés e mãos. O chá também é recomendado para aqueles que sofrem de , tonturas, fadiga mental, falta de energia, pois a ginkgo biloba produz energia mental, melhorando a falta de memória; ativa as funções mentais e retarda a perda de audição na velhice. Esse chá é de fácil praparo, mas caso você tenha dificuldade em arrumar as folhas, poderá adquirir em casas de produtos naturais. Não deixe de usar realmente é excelente ! Receitas Medicinais Perda de Memória Ingredientes: 1 colher ( café ) de folhas secas de ginkgo biloba 1 xícara ( chá ) de água fervente 1 colher (sopa) de mel Modo de Preaparo: Coloque as folhas de ginkgo biloba em uma xícara (chá ) vazia e despeje a água fervente. Espere por 3 minutos, coe e adoce com mel. Tome em seguida. Vale lembrar que o recomendado é consumir até 2 xícaras (chá ) por dia. Circulação Sanguínea Ingredientes: 500ml de água 1/2 colher (sopa) de folhas secas de ginkgo biloba 1/2 colher (sopa) de folhas e flores secas de sete-sangrias Modo de Preparo: Ferva a água durante 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente as ervas. Tampe e deixe abafado por 3 minutos. Coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas , sem adoçar. Contra Indicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação e bebês não devem consumir sete-sangrias.


Ginseng Japonês ( Panax japonicus ) - excelente para tratar tosse com secreção e expectorante natural e outros benefícios Encontrado em áreas montanhosas no Japão, é bastante usado para tratar tosse. O mais popular é o ginseng-coreano ( Panax ginseng ) que, como o ginseng-americano ( Panax quinquefolius ), é tônico e energético. O tien chi ( Panax pseudoginseng ) é usado para estancar sangramentos. Seus principais componentes são as saponinas, glicosídeos, esteroídais, esteróis e óleo volátil. Sua ação é expectorante, tônica e fibrífuga. A parte usada da planta é a raiz. Veja abaixo como usar Decocção - Pesquisas recentes sugerem que o ginseng-japonês estimula o sistema imunológico. Tome 1 e 1/2 xícara da decocção ( 10 g de raiz e 600 ml de água fervente por 20 minutos ), três vezes ao dia, em caso de infecção recorrentes. A decocção pode tratar diabéticos não dependentes de insulina e para combater a obesidade. Xarope - Adicione 450g de açúcar em 600 ml de uma decocção padrão e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Tome 5 ml para tosse com secreção. Cápsulas - Disponíveis em farmácias. Tome 600 mg ao dia. O ginseng-japonês é mais efetivo, mas o coreano cumpre bem a função. Contra Indicação: Não use durante a gravidez. Não consuma junto com bebidas que contenham cafeína.


Goji Berry (Lycium barbarum) - combate o envelhecimento precoce, emagrece e muitos outros benefícios. Confira ! Goji berry originária do Tibete e da China, vem fazendo o maior sucesso entre os americanos, canadenses e europeus. O motivo de tamanho sucesso é justamente por ser pouco calórica - ( uma colher (sopa ) possui apenas 50 calorias ), contém nutrientes ( zinco e ferro ), proteínas, possui um alto índice de vitamina C, combate o envelhecimento precoce da pele e ainda auxilia no processo de emagrecimento. A maravilhosa noticia que nós do Ervas Medicinais Curam trazemos a todos, é que Goji berry já é possível achar no mercado brasileiro, tanto em lojas de produtos naturais como em farmácias de manipulação, casas de produtos orientais, na forma de fruta seca ( desidratada ) ou se preferir em cápsula manipulada. Veja Os Benefícios Da Goji Berry ? 1. reduz o colesterol 2. Combate a insônia 3. Alivia a ansiedade 4. Melhora o humor 5. Diminui o estresse Como consumir a Goji Berry ? Fruta Seca ( desidratada ) - Basta uma colher ( sopa ) da fruta ao dia, basta misturar em 200ml de suco de frutas ou se preferir misture com iogurte desnatado. Pode também consumir a fruta pura se não se importarem com o sabor azedinho. Cápsula Manipulada - Para consumir as cápsulas manipulada recomenda-se dose diária recomendada entre 400 e 600 mg que seria equivalente a duas ou três cápsulas ao longo do dia, o ideal tomar com alguma refeição. Observação - Goji Berry não se trata de medicamento e sim uma fruta.


Groselha ( Ribes nigrum ) - tratamento de eczemas, menstruação irregular, artrite e contém vitamina C Tem origem em regiões temperadas da Europa e da Ásia e é bastante empregada na culinária. Os frutos, ricos em vitamina C, são difíceis de encontrar na natureza e devem ser cultivados em casa para uso medicinal. As folhas são consideradas diuréticas. Os principais componentes são: óleo volátil, taninos, vitamina C, potássio, ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido gama-linolênico. Sua ação é adstringente, febrífuga, diurética e antirreumática. As partes utilizadas da planta são as folhas, frutos, óleo da semente. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas em caso de gripes e resfriados com febre. Óleo de Semente - Rico em ácido gama-linolênico, está disponível comercialmente como uma alternativa ao óleo de erva-dos-burros no tratamento de eczemas, menstruação irregular, artrite etc. Use a dosagem indicada na embalagem. Gargarejo - Use 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para tratar aftas e garganta irritada. Tintura - Tome 1 colher ( chá ) da tintura feita com as folhas, misturada a um pouco de água, três vezes ao dia, para ajudar a eliminar fluidos em casos de pressão alta. Suco - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia ( de preferência fresco, sem açúcar ), para tratar diarreia e problemas digestivos. Também fornece vitamina C, contra gripes, resfriados e pneumonia.


Guaco - tratamento de bronquite, Pulmões Congestionados, Asma e mais benefícios O guaco ( Mikania glomerata ) tem trazido bastante benefícios para os pulmões, quando eles estão congestionados: a planta ajuda a eliminar as secreções, pois dilata os brônquios. O chá preparado com suas folhas funciona como expectorante natural e é indicado em casos de gripes, resfriados, asma e bronquite. Ao contrário de que alguns possam pensar ele não é só para aliviar os pulmões que o guaco serve. Ele também acalma a tosse e, por ser antisséptico, combate inflamações na garganta. É eficiente no tratamento de úlceras e contribui para a cicatrização de feridas. Segundo alguns fitoterapeutas e nutricionista o guaco melhora a respiração , pois é mucolítico ( quebra o muco característico das gripes e dos resfriados ), também melhora a circulação sanguínea e a digestão. Estudos científicos foram feitos pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biólogicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP ) que comprovam que o extrato de guaco é eficiente no tratamento de úlceras gástricas. http://www.ervasmedicinaiscuram.com/ Chá de Guaco Receitas Medicinais Pulmões Congestionados Ingredientes: 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de guaco 1 maçã picada sem sementes Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo ate começar a ferver. Desligue, acrescente o guaco e a maçã, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas. Crise de Bronquite Ingredientes: 1/2 de folha fresca de guaco 1 xícara ( chá ) de água Modo de Preparo: Em um recipiente, amasse o guaco com o cabo de uma colher. Ferva a água e despeje-a sobre a planta. Abafe por 3 minutos, coe, adoce com mel a gosto e beba em seguida. OBSERVAÇÃO: Recomendamos não ultrapassar o consumo de 3 xícaras ( 200ml ) de chá de guaco por dia, por no maxímo 10 dias seguidos, caso haja necessidade de voltar a consumir o chá faça após um mês de intervalo.


Guaçatonga ( Casearia sylvestris ) - utilizada contra picada de cobras, combate herpes labial e muitos outros benefícios Também conhecida como erva-de-bugre, a guaçatonga ( Casearia sylvestris ) já era utilizada séculos atrás por povos indígenas no tratamento de queimaduras de pele, picadas de cobras e úlceras estomacais. A ciência moderna tem manipulado o princípio ativo da planta na formulação de cremes fitoterápicos que melhoram a cicatrização de herpes labial. Diversas Aplicações Essa planta contém ácidos especiais, saponinas e alcaloides, que ajudam no tratamento de queimaduras, reumatismo, gastrite, úlcera, mau hálito, feridas na boca e inflamações. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Unesp ( Universidade Estadual Paulista ) de Araraquara, a planta acelera a cicatrização de úlceras gastricas-duodenais. Indicada Para: herpes labial mau hálito queimaduras reumatismo gastrite inflamações úlcera Contraindicações: não há registros científicos de restrição ao uso da guaçatonga.


Guiné ( Petiveria-alliacea ) - combate dor muscular, dores de garganta, reumatismo e muito mais. Confira ! Guiné planta medicinal também conhecida como Eva de pipi, Tipi, tipi-verdadeiro, raiz-de-guiné e Amansa Senhor. É usada para fins terapêuticos devido sua grande capacidade anti-inflamatória. Possui ação diurética, depurativo do sangue, anti-inflamatória, analgésica e bactericida. Para Que Serve Dores de Cabeça, dores na vista, reumatismo, dor de dente, inflamação na boca, gengivite, dores de garganta, dor muscular, paralisia dos membros, paralisia nervosa e falta de memória. Modo de Usar É utilizada parte area da planta. Acrescente 2 colheres ( sopa ) da erva em um litro de água. Leve ao fogo e deixe até ferver. Desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. Observação: Para reumatismo, banho externo Contra-Indicação: Não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou em fase de lactação, considerada planta abortiva Efeitos Colaterias: Insônia, alucinações, apatia, alterações no sistema nervoso Deve ser usada com máxima cautela e sempre com orientação médica, pois além de seu poder medicinal é considerada tóxica.


Hamamélis - anti-inflamatório natural, tratamento de má circulação como varizes e inchaços nas pernas Tanto as folhas como as cascas da hamamélis ( Hamamelis virginiana ), podem ser usadas no preparo de chás. A planta possui bastante tanino e por isso é usada em processos inflamatórios e inchaços, como varizes e hemorróidas. Só para compreenderem melhor os taninos são substâncias que fornecem a hamamélis as propriedades adstringente e vasoconstritora e, por isso ela é recomendadissima em casos de problemas de circulação. Inchaço nas Pernas Ingredientes: 1 xícara de água 2 colheres de folhas e cascas secas de hamamélis Modo de Preparo: Em uma panela leve os ingredientes para ferver durante 2 minutos. Espere amornar e coe. Beba em seguida sem adoçar. Varizes e Hematomas Ingredientes: 1 colher de folhas secas de hamamélis 1 copo com 300 ml de água Modo de Preparo: Ferva os ingredientes durante 5 minutos. Agora espere amornar, umedeça uma gaze no chá e aplique no local afetado, deixando agir até o final.


Hibisco - Retenção de líquido, melhora a digestão, perda de peso O hibisco auxilia na redução de gorduras e por isso é aliado e tanto nas dietas de emagrecimento. Além disso o chá de hibisco ( Hibiscus Sabdariffa ) auxilia a digestão, melhora o funcionamento do intestino e acaba com a retenção de líquidos, ou seja, combate três situações que aumentam o peso corporal. Ela em sua composição é rica em falvonoides, uma poderosa substância antioxidante. Isso quer dizer que ele atua fortemente contra os radicais livres, assim impedindo o desenvolvimento de diversas doenças causadas pelo envelhecimento das células em geral. Sem dúvida nenhuma o hibisco irá te ajudar ter uma vida muito mais saudável, nós do Ervas Medicinais Curam recomendamos. Chá de Hibisco Diurético Igrendientes: 1 colher de flores secas de hibisco 1 xicara de água fervente Gotas de limão Modo de Preparo: Pegue uma xícara de chá vazia, coloque as flores de hibisco. Em seguida, adicione a água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Acrescente gotas de limão a gosto e tome 1 xícara de chá 3 vezes ao dia. Digestivo Ingredientes: 1 colher de chá de flores secas de hibisco 1 xícara de água Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e, assim que levantar a fervura, adicione as flores de hibisco. Em seguida desligue e tampe o recipiente. Deixe abafado por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá durante 3 vezesc ao dia.


Hidraste ( Hydrastis canadensis ) - auxilia no tratamento de corrimento vaginal, controla sangramento menstrual intenso, diminui secreção nasal e pulmonar Empregada pelos indígenas norte-americanos para tratar uma variedade de doenças incluindo coqueluche, problemas hepáticos e cardíacos, é originária dos Estados Unidos. Atualmente é usada para tratar feridas nas mucosas. Seus principais componentes são os alcaloides ( incluindo hidrastina, canadina e berberina ), óleo volátil e resina. Possui ação tônica, adstringente,digestiva, estimula a produção de bile, anti-inflamatória, laxativa, bactericida, cicatrizante da mucosa estomacal, estimula o útero, estanca sangramentos internos, diminui a produção de secreção nasal e pulmonar. Veja abaixo como usar Tintura - Tome 2 ml, três vezes ao dia, para tratar colite mucosa, secreção no nariz e pulmões, gastrenterite, corrimento vaginal, digestão lenta devido ao mau funcionamento do fígado ou para ajudar a controlar sangramento menstrual intenso, ou após o parto. Gargarejo - Use 3 ml de tintura em 100 ml de água morna para tratar afta, garganta irritada ou com secreção e gengiva infeccionada. Cápsulas - Tome uma cápsula de 300 mg, três vezes ao dia, para diminuir a secreção nasal e pulmonar, tratar infecções ou misture com eufrásia em pó para aliviar a febre do feno Contra Indicação: não use na gravidez ou na amamentação. Evite em casos de pressão alta.


Hissopo ( Hyssopus officinalis ) - combate tosses com secreção, resfriado, gripe e combate indigestão Atualmente é cultivado em diversos lugares, mas originalmente é encontrado em regiões rochosas do Mediterrâneo. Em jardins, mantém as borboletas longe das brássicas. Pode ser usado na culinária para temperar ensopados ou como erva medicinal para tratar tosses e gripes. Seus principais componentes são: óleo volátil ( incluindo canfôra e pinocanfona ), flavonoides, terpenos ( incluindo marrubina ), hissopina e taninos. Sua ação é expectorante, carminativa, diaforética, antiespasmódica, hipertensiva, emenagoga e há relatos de ação antiviral. Partes usadas erva são: partes aéreas, flores e óleo essencial. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1/2 xícara de uma infusão padrão, a cada 2 horas, para estimular a produção de suor em estágios iniciais de resfriado e gripe. Tintura - Tome 4 ml, três vezes ao dia, para diminuir gases e tratar indigestão, especialmente as de fundo nervoso. Xarope - Misture 600 ml de uma infusão feita apenas com as flores com 450ml de mel. Use contra tosses com secreção. Tome 1 colher ( chá ) sempre que necessário. Pode ser combinado com tomilho, tussilagem e verbasco. Pomada Para o Tórax - Misture 1 colher ( sopa ) do óleo macerado de hissopo com 2 gotas de óleo essencial de tomilho e de eucalipto. Massageie o peito com a mistura em casos de bronquite ou resfriado.


Hortelã - combate azia, dores reumáticas, tira febre e muito mais O sabor da hortelã (menta piperita) é bastante agrádavel, também é ingrediente comum diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde. Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgicas e nos casos de amebíase a giardíase, todos esse benefícios são afirmados por nutricionistas do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais ( IBPM ). Para ir mais além nos benefícios encontrados na hortelã, pesquisadores da Universidade Federal de Brasília ( UNB ) divulgaram recentemente que o princípio ativo óxido de piperitenona, presente na erva, tem a capacidade de matar amebas e giárdias, que são germes responsáveis por problemas como dor de barriga, diarréia e vômito.Veja abaixo algumas receitas separadas especialmente pra você caro leitor : Receitas Medicinais Febre Ingredientes: 1 litro de água 3 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 1 colher ( sopa ) de folhas e flores secas de malva Modo de Preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de hortelã e a malva. Tampe e deixe abafado por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas, levemente quente. Contra Indicações: A malva não é indicada em casos de diarréia crônica. Combater Azia Ingredientes: 5 folhas frescas de hortelã 1 xícara ( chá ) de água fervente Modo de Preparo: Coloque as folhas frescas de hortelã em uma xícara ( chá ) vazia. Agora despeje a água fervente, tampe e deixe abafado por 3 minutos. Espere amornar, coe e beba em seguida. Não há contra indicação Mau Hálito Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 1 maça picada sem sementes Modo de Preparo: Ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada e ferva por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras ( chá ) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá. Reduzir Dores Reumáticas Ingredientes: 1 litro de água 2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 3 folhas secas de louro Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver. Acrescente as ervas, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas. Contra Indicações: o louro não pode ser consumido por gestantes. Febre Ingredientes: 1 colher ( chá ) de folhas frescas de hortelã 1 colher ( chá ) de gengibre ralado 1 colher ( chá ) de flores secas de sabugueiro 3 xícaras (chá ) de água Modo de Preparo: Ferva a água por 3 minutos e despeje sobre as ervas, em uma panela. Tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e adoce com mel a gosto. Beba ainda quente, 3 xícaras ( chá ) por dia. Contra Indicações: gestantes e pessoas com cálculo biliar devem evitar o consumo de gengibre. Eliminar Catarro Ingredientes: 1 litro de água 3 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 1 colher ( sopa ) de folhas e flores de malva Modo de Preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de hortelã e a malva. Tampe e deixe abafado por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas, levemente quente. Contra Indicações: a malva não é indicada em casos de diarréia crônica.


Ipê Amarelo ( Tabebuia chrysotricha ) - Contra Ressaca e Anemia No pantanal o ipê-amarelo, é também conhecido como " paratudo ", devido ao seu amplo uso medicinal. É eficaz contra anemia, verminoses e até para amenizar o mal-estar causado pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Receita Medicinal Contra Ressaca Uso: Mastigue um pedaço do caule de ipê-amarelo, sem engolir


Jaborandi ( Pilocarpus jaborandi ) - combate a queda de cabelos, auxilia no tramento de glaucoma e muitas outras doenças. Confira ! Originário da América do Sul, o jaborandi cresce no norte e nordeste do Brasil e suass folhas são utilizadas pela medicina popular como remédio que faz suar e, consequentemente, baixar a febre. Além disso, a ingestão do jaborandi provoca a estimulação da produção do suco gástrico e do pâncreas e também das glândulas lacrimais e salivares. No entanto, o mais fomoso fim terapêutico desta planta, pelo qual ganhou o apelido " remédio milagroso ", é o fato de a tintura de jaborandi ser extremamente eficaz no tratamento da calvície. Loções capilares contendo esta planta em sua fórmula possuem ação tônica que estimula o crescimento e chega até interromper a queda de cabelos. Na área da cosmética, o jaborandi é utilizado nas composições químicas de xampus e condicionadores. Por fim, as folhas deste vegetal são empregadas nas formulações de colírios, auxiliando no tratamento de glaucoma. Apesar de tantas utilidades, o jaborandi deve ser ingerido somente com prescrição e conhecimento médico, uma vez que pode causar vômitos, diarreias e até mesmo insuficiência cardíaca. Ação do Jaborandi - febrífuga, estimulante de suor e da secreção salivar, antiqueda de cabelos, estimulante do crescimento capilar e tônica. Jaborandi Indicações Fitoterápico - indicado no tratamento de glaucoma, doenças reumáticas, artrites, febres, cólicas intestinais e hepáticas, edema pulmonar e ausência de menstruação. Fitocosmético - No tratamento de queda de cabelos. Parte Utilizada: folha Contra-indicação: não deve se usado internamente sem acompanhamento médico. Não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Pessoas de constituição física fraca e com problemas cardíacos não devem utilizar-se do jaborandi.


Jambú ( Spilanthes oleracea ) - combate ao envelhecimento da pele, ajuda na digestão, estimula a secreção gástrica e muitos outros benefícios. Conhecido também como agrião-do-norte, o jambú pode ser facilmente encontrado nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Uma planta de sabor picante quase sem cheiro, que pode ser vista em córregos, em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. Além de ser usada em saladas, esta planta serve para fins medicinais, pois ela é rica em vitamina C. O chá de suas folhas é um ótimo digestivo, recomendado para o tratamento de malária, febre, tosse, asma, escorbuto e doenças das vias urinárias. O botão da flor pode ser mastigado, anestesiando a língua e toda a boca. O seu uso na forma de extrato, é capaz de aliviar dor de dente, da garganta e aftas e a sua raiz é utilizada como purgativo. O jambú além de estimular o apetite, é rico em celulose, cuja substância é importante para o funcionamento do intestino. Tipicamente conhecido na culinária nordestina, pois seu sabor forte ajuda na digestão e estimula a secreção gástrica. Ação do Jambú - anestésica, expectorante, diurética, cicatrizante, antiviral, antifúngica, estimulante do sistema imunológico e da salivação, tônica estomacal, antisséptica, antiespasmódica, rejuvenescedora, purgativa e escorbútica. INDICAÇÃO: Fitoterápico - O jambú é indicado para combater anemia, asma, cortes, feridas, úlceras, dor de garganta e dentária, aftas, cáries, problemas de pele, tosse, alergia, distúrbio estomacal, herpes, gengivite, defluxo, escassez de saliva e cálculo biliar. Fitocosmético - Pode ser encontrado em sabonetes, xampus, saches e creme antirruga, ajudando no combate ao envelhecimento da pele. Contra-Indicação: não é recomendado o seu uso durante a gravidez, podendo provocar aborto, devido a sua forte ação sobre o útero.


Jasmim ( Jasminum officinale ) - alivia o estresse, depressão leve, cólicas menstruais, frigidez e impotência Nativo da região do Himalaia, Índia, Paquistão e partes da China, é bastante conhecido. Seu óleo essencial é usado como sedativo e antidepressivo. Uma planta correlata, Jasminum grandiflorum, é conhecida como " jati " na Índia e é considerada um tônico espiritual para fortalecer o amor e a paixão. Os componentes da planta são as alcaloides,( incluindo o jasmone ), óleos voláteis ( incluindo álcool benzílico, linalol, acetato de vinila ) e ácido salicílico. Ela é considerada afrodisíaca, adstringente, sedativa, relaxante ( nervos ), analgésica, antidepressiva, antisséptica, antiespasmódica, tônica uterina, estimula o parto. Sua partes usadas são as flores e o óleo essencial. Veja abaixo como usar Infusão - Use 6 flores frescas de jasmim em uma xícara de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Tome duas ou três vezes ao dia para aliviar o estresse ou para depressão leve. Óleo de Massagem - Adicione 2 gotas de óleo essencial em 5ml de óleo amêndoa e use em massagens para aliviar a tensão, combater insônia ou depressão. Coloque 20 gotas de óleo essencial em 30ml de óleo de amêndoa e use para massagear o abdômen no início do trabalho de parto. Essa mesma mistura serve para aliviar cólicas menstruais. Aromatizador - Use 3 gotas do óleo essencial em um difusor de aromas para amenizar problemas sexuais como impotência ou frigidez. Antes da relação sexual, uma massagem mútua entre parceiros, com 5ml de óleo de amêndoa e 2 gotas de óleo de jasmim, também pode ajudar.


Jequitibá ( Cariniana Brasiliens ) - contra inflamação das amígdalas, aftas e utilizado para lavagem íntima A Cariniana Brasiliens é usada, além de tratar as amígdalas, para curar aftas e para lavagens íntimas. É uma árvore grande, que chega a atingir 40 metros, atualmente está ameaçada de extinção. Uso Prático - Na medicina popular indica o tratamento através do sumo da casca do jequitibá; o sumo é obtido ferindo a casca da árvore. As cascas podem ser conseguidas em casas especializadas em produtos naturais. Ingredientes: 10 ml do sumo da casca de jequitibá 1 litro de água Modo de Preparar: Ferva a água. Em seguida, acrescente o sumo; aguarde esfriar um pouco e faça gargarejos com este xarope, sempre quente. Faça de dois a três gargarejos por dia. Curando a Inflmação da Amígdalas Amígdalas trata-se de pequenas estruturas que possuem formas arredondadas que estão localizadas entre a parte de trás da boca, e a garganta. Elas servem para ajudar a evitar infecções, produzindo anticorpos. Quando se inflamam, resultam em doença chamada amigdalite.


Jurubeba - melhora a digestão e insuficiência hepática Estimula o funcionamento do estômago, fígado e baço, favorecendo a digestão. É indicado em casos de insuficiência hepática, prisão de ventre, gripes e resfriados. Receita Medicinal Melhorar a Digestão Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de frutos frescos de jurubeba picados 1 litro de água Modo de Preparo: Ferva 1 colher ( sopa ) de frutos frescos de jurubeba com um litro de água por 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas, de preferência 30 minutos após as principais refeições.


Lavanda ( Lavandula angustifolia ) - combate a insônia, alivia dores musculares, tensões e alivia asma O nome vem do latim lavare (" lavare, enxaguar "). Tem sido usada por anos para aromatizar óleos de banho e sabonetes. Originária do Mediterrâneo, é bastante associada a indústria de perfumes do sul frança. As flores são muito valorizadas por seus efeitos sedativos e calmantes, e o óleo essencial é usado para tratar problemas respiratórios e dores musculares. Seus principais componentes da lavanda são: óleo valáteis (cineol e acetato de linalil em grande parte), taninos, cumarinas, flavonoides e triterpenos. Sua ação é relaxante, antiespasmódica, tônica para o sistema nervoso, estimula a circulação, bactericida, analgésica, carminativa, colagoga, antidepressiva. Partes usadas da erva são as flores e óleo essencial. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as flores, três vezes ao dia, para amenizar esgotamento ou dores de cabeça causadas por tensão. Uma xícara antes de dormir pode ajudar a combater a insônia e, depois das refeições, ajuda a digestão. Tintura - Tome 5ml, duas vezes ao dia, para tratar dores de cabeça, depressão ou nervosismo. Pode também ajudar a aliviar asma, especialmente se os ataques são desencadeados por problemas nervosos. Óleo de Massagem - Dilua 2ml do óleo essencial em 2 colheres ( chá ) de óleo vegetal. Use para aliviar dores musculares e tensões, massageando têmporas e pescoço. Óleo Essencial - Passe um pouco em picadas de insetos ou coloque 10 gotas em 50ml de água e use como loção pós-sol. Adicione 4 gotas em um lenço e coloque dentro do travesseiro para dormir melhor. Condicionador - Dilua 1ml do óleo essencial em uma jarra de água e use para finalizar o enxágue do cabelo em caso de piolhos e lêndeas. Outra opção é colocar algumas gotas de óleo em um pente fino e passá-lo nos cabelos.


Linhaça ( Linum perenne ) - tratamentos de eczemas, problemas menstruais, artrite reumatoide e arteriosclerose Nativa da Europa, da Ásia e do Mediterrâneo, é cultivada e vendida em todo o mundo. As sementes contêm uma grande quantidade de fibras, prevenindo problemas intestinais. O óleo de linhaça concentra grande parte das propriedades curativas da erva. A espécie Linum perenne fornece as partes aéreas para uso medicinal. Seus principais componentes é a mucilagem, ácido linoleico, glicosídeos cianogênicos, princípio amargo, vitaminas A, B, D, e E, minerais e aminoácidos. Sua ação é analgésica , diurética, anti-inflamatória, emoliente, antitussígena, laxativa e nutritiva. As partes usadas são as sementes e óleo das sementes. Veja abaixo como usar Compressa - Bata as sementes no liquidificador, passe em uma gaze e coloque sobre feridas na pele, furúnculos e abcessos. Sementes Amassadas - Bata no liquidificador 30g de sementes, com iogurte e uma fruta, para suprir a demanda por ácidos graxos essenciais e ajudar em tratamentos de eczemas, problemas menstruais, artrite reumatoide e arteriosclerose. Sementes - Para tratar constipação, misture 2 colheres ( chá ) de sementes secas de linhaça com mingau de aveia ou iogurte e tome no café da manhã. Depois, beba 300ml de água ou suco de fruta.


Losna - alivia cólica menstrual, má digestão e impotência sexual. A losna é uma planta medicinal muio versátil, ela pode ser administrada para aliviar os sintomas desde de problemas respiratórios até disturbios gástricos. O estômago pode ser benefíciado pelo consumo da losna, pois ela estimula a digestão lenta, reduz a intolerância a gordura e acaba com a incômoda sensação de peso após as refeições. Já as mulheres em especifico encontram na losna um verdadeiro auxilio no período mesntrual. É que ela também combate as dores das cólicas, típicas desse período. Já os homens podem usar as propriedades medicinais da planta para afastar um problema temido por grande parte deles: Impotência Sexual. Má Digestão Ingredientes: 1 colher ( chá ) de folhas frescas de losna 1 xícara ( chá ) de água Modo de Preparo: Leve a água para ferver e desligue. Acrescente as folhas de losna, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Agora coe e tome em seguida. Se preferir adoce com mel a gosto Cólicas Menstruais Ingredientes: 1/2 colher ( sopa ) de folhas frescas de losna 1 colher ( sopa ) de folhas e flores secas de camomila 1 xícara (chá ) de água fervente Modo de Preparo: Em uma xícara de chá vazia, macere as folhas de losna. Em seguida, acrescente a comomila e despeje a água fervente. Abafe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e tome em seguida. Contra Indicações: a camomila em doses elevadas pode causar náuseas e vômito.


Louro ( Laurus Nobilis ) - combate a enxaqueca, cólica intestinal, diarreia, mau hálito e como diurético para emagrecer. Propriedades Medicinais e Terapêuticas do Louro. Além de ser um dos temperos mais apreciados na culinária brasileira, o louro é muito utilizado para fabricar remédios caseiros indicados para quadros de dispepsia, anorexia, flatulência, em casos de astenia e dores de origem reumática. O louro tem ação diurética, sudorífica, anti-inflamatória, estimulante, antisséptica, sendo indicado para problemas de má digestão, debilidade estomacal, falta de apetite, gases, cólicas abdominais, nevralgias, fraqueza neuromuscular, amenorreia, reumatismos, feridas e chagas ulceradas. Apesar de todos esses benefícios, o consumo de louro em mulheres grávidas deve ser moderado, pois a planta pode provocar aborto ou deformação do feto. Confira abaixo algumas receitas medicinais separadas especialmente para você. Remédios Caseiros Com Louro Tratamento caseiro para melhorar a digestão Ingredientes: 3 folhas de louro lavadas 1 xícara de água fervente Açúcar ou mel Modo de Preparo: Lave as folhas de louro. Adicione-as na água fervente, e deixe descansar por 10 minutos. Retire as folhas de louro e adoce a seu gosto, com açúcar ou mel. Beba ainda quente após as refeições. Remédio caseiro para diarreia Ingredientes: 3 folhas de louro 1 xícara de água fervente Modo de Preparo: Coloque as folhas de louro numa xícara e cubra com água fervente. Deixe descansar por alguns minutos, coe, e beba em seguida. Tome-o 3 vezes ao dia, e não se esqueça de beber no mínimo 2 litros de água por dia, para evitar a desidratação. Preferencialmente, o chá deve ser bebido em jejum e no intervalo entre as refeições. Remédio caseiro para cólica intestinal Ingredientes: 4 folhas de louro 1 colher de chá de camomila 1 colher ( sopa ) de erva-doce 1 copo de água Modo de Preparo: Leve todos os ingredientes para ferver na água durante 5 minutos. Coe, espere amornar e tome uma xícara a cada 2 horas. Remédio caseiro para mau hálito Ingredientes: 3 folhas de louro Suco de 1 limão 1 xícara de água Mel Modo de Preparo: Nume panela, amasse as folhas de louro, acrescente suco de limão, um pouco de mel e a água. Leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e espere amornar. Filtre e beba em seguida. Remédio caseiro para enxaqueca Ingredientes: 1 punhado de camomila 6 folhas de louro 2 laranjas picadas ( com as cascas ) 2 copos de água Suco de limão Modo de Preparo: Ferva a água e acrescente as laranjas, a camomila e o louro. Ferva por mais 2 minutos, e então acrescente o suco de limão. Coe e beba morno. Diurético caseiro para emagrecer Ingredientes: 10 g de louro 10 g de alcachofra 10 g de sabugueiro 10 g de louro 10 g de anis 1 litro de água Modo de Preparo: Leve a água para ferver. desligue o fogo. Coloque as ervas, tampe e deixe repousando por 5 minutos. Coe e coloque numa garrafa térmica ainda morno. Beba ao longo do dia, por um período de 15 dias.


Lúpulo ( Humulus lupulus ) - auxilia no tratamento da insônia, diminui ansiedade, alivia cólicas, auxilia no combate de varizes. Confira ! Os estróbilos, ou seja, as flores da planta fêmea, são matéria-prima desde o século 11 no preparo das cervejas, enquanto os romanos usavam as folhas em saladas. Nativo da Europa, é sedativo e amargo, e empregado medicinalmente tanto para tratar problemas nervosos quanto de natureza digestiva. Seus principais componentes são os princípios amargos ( incluindo humulona e ácido valérico ), taninos, óleos voláteis ( incluindo humuleno ), substâncias estrógenas, asparagina e flavonoides. Possui ação diurética, estimulante digestiva, tônica para o sistema nervoso, soporífica, adstringente, sedativa e anafrodisíaca. A parte usada da planta são os estróbilos ( flores femininas ). Veja Abaixo Como Usar Infusão - Para insônia, ferva 2-4 estróbilos frescos pro xícara. Deixe descansar por 5 minutos e tome meia hora antes de dormir. Plantas secas também podem ser usadas ( plantas mais velhas tem menor efeito ). Tintura - Tome 2 ml com água, três vezes ao dia, para relaxar , diminuir a ansiedade, estimular a digestão, aliviar cólicas e espasmos intestinais. Loção - Use uma infusão padrão do lúpulo ( Humulus lupulus ) fresco ou seco para limpar feridas e erupções na pele. Compressa - Adicione 10 ml de tintura em 120 ml de água, mergulhe uma gaze e faça compressa em varizes. , Cuidado: Não ingira em casos de depressão. A planta adulta pode causar dermatite por contato.


Malva - Expectorante natural, Prisão de Ventre e muitos outros benefícios.  A malva ( Malva Sylvestris ) é composta de substâncias que colaboram para prevenir e combater diversos problemas de saúde. A planta possui mucilagem, vitaminas A, B1, B2 e C ( com até 118mg em 100g de folhas ), carotenos e flavonoides. A mucilagem tem efeito anti-inflamatório, protege mucosas e regula a glicose no sangue. Os flavonoides são antioxidantes e combatem radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. A planta também é rica em taninos. " São adstringentes e podem ser usados para combater diarréia" ressalta médicos especialistas. Ela regula o funcionamento do intestino, pois possui um elemento chamado de antraquinona, que funciona como laxante suave. Também alivia cólicas intestinais, trata infecções na garganta, tosse e descongestiona os pulmões.. Quando a malva usada em cataplasmas e compressasa, ela possui efeito cicatrizante e por isso ameniza acnes, fúrunculos, trata feridas e dá a sensação refrescante na pele. O extrato da malva é usado como ingrediente de sabonetes e cremes. Receitas Medicinais Chá Expectorante Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 colher ( sopa ) de folhas de malva 1 colher (sopa ) de folhas frescas de guaco 2 colheres ( chá ) de mel Modo de Preparo: Leve a àgua, a malva e o guaco para ferver. Retire do fogo e abafe por 10 minutos. Misture o mel e beba 30 minutos antes das principais refeições. Contra Indicação: o guaco não deve ser consumido por pessoas com problemas no fígado. Prisão de Ventre Ingredientes: 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas picadas de malva Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo até ferver. Agora desligue, espere amornar e coe. Beba 2 xícaras ( chá ) por dia.


Manjericão - dor de garganta, mau hálito e Inflamação do Intestino O manjericão ( Ocimum basilicum ) é uma planta popularmente utilizada para melhorar a digestão das gorduras, eliminar os gases intestinais, auxiliar nas dores reumáticas, problemas respiratórios, etc. Consuma as folhas de manjericão em chás e confira o efeito benéfico no organismo ! * Beber chá de manjericão ou consumi-lo em gargarejos e bochechos alivia dores de garganta, aftas e combate o mau hálito. * Compressas e cataplasmas com a planta aliviam picadas de insetos quando aplicadas diretamente sobre o local afetado. * Recomendado em casos de gripes e resfriados, pois reduz a febre, descongestiona pulmões e nariz e acaba com a tosse. * Suaviza o sistema digestivo, combatendo cólicas, náuseas, gases e prisão de ventre. * Possui ação antisséptica de desintoxicante, indicado em situações de infecções e inflamações. * Ameniza os sintomas de estresse, como tensão muscular, dores de cabeça e indigestão. * Fortalece o sistema nervoso, ativa a memória e melhora a concentração. Receita Medicinais Dor de Garganta Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher ( chá ) de folhas frescas de manjericão picadas 1 colher (sopa ) de mel Modo de Preparo: Ferva a água e o manjericão. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe, misture o mel e beba 3 xícaras ( chá ) por dia. Colite ( Inflamação do Intestino ) Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de majericão 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela, ferva todos os ingredientes durante 3 minutos. Desligue o fogo e espere amornar. Coe e tome 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia, até que os sintomas melhorem.


Maracujá ( Passiflora incarnata ) - combate insônia, ameniza cólicas menstruais e auxilia no tratamento de crianças hiperativas. Nativa do sul dos Estados Unidos, teve sua flor muito usada por índios para tratar inchaços, infecções por fungos e como tônico para o sangue. Atualmente, é bastante conhecido por sua ação sedativa, sendo indicado a crianças hiperativas e para diminuir o tremor causado pelo mal de Parkinson. Seus principais componentes são os glicosídeos, flavonoides, cianogênicos, alcaloides e saponina. Sua ação é sedativa, analgésica antiespasmódica, refrescante, hipotensiva, tônica paro o coração, relaxa os vasos sanguíneos. As partes usadas são as folhas e caules. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com quantidades iguais de folhas de maracujá e de framboesa, três vezes ao dia, para amenizar as cólicas menstruais. Para insônia, tome à noite 1 xícara fervida com 1/2 colher ( chá ) de flores secas; para amenizar dores menstruais e dores de cabeça por tensão, tome três vezes ao dia . Para tratar crianças hiperativas, é recomendado diminuir a dosagem. Tintura - Tome entre 4ml com um pouco de água, três vezes ao dia, para tratar tensão nervosa, pressão alta relacionada a estresse ou para reduzir a intensidade dos ataques da doença de Ménière. Extrato Fluido - Tome 2ml com um pouco de água, três vezes ao dia, para aliviar dores de dente e tratar herpes-zóster. Cápsulas - Tome 1 ou 2 cápsulas de 200mg à noite e de manhã para tratar ansiedade, tensão e dores de cabeça. Observação: Avalie o momento para utilizar a passiflora incarnata, pois pode causar sonolência.


Marapuama - Combate impotência sexual e problemas de ereção Planta originária da região amazônica, a marapuama ( Ptychopetalum olacoides ) é muito consumida por pessoas que sofrem de impotência sexual e problemas de ereção, pois é considerada um afrodisíaco natural. também é indicada em caso de cansaço, perda de memória e falta de apetite. Receita Medicinal Tratar Impotência Sexual Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de raízes secas de marapuama 1 litro de água Modo de Preparo: Leve ao fogo as raízes secas de marapuama e a água, e deixe ferver durante 10 minutos. Espere amornar, coe e beba 1 xícara ( chá ) até 4 vezes ao dia. Contra Indicação: não pode ser consumida por crianças e pessoas com insônia.


Maçã ( Pyrus malus ) - protege de doenças cardiovasculares, elimina colesterol ruim, elimina toxinas do organismo e regula o intesntino A ação purificadora da maçã começa já boca, pois acaba com as bactérias, limpando os dentes e protegendo as cordas vocais. Rica em fibras solúveis, elimina toxinas do organismo e regula o intestino. Também contém pectina e flavonoides, que reduzem o colesterol ruim ( LDL ) no sangue. A frutose, que é o açúcar da fruta, é absorvida lentamente pelo organismo, dessa forma sacia a fome e evita o aumento de glicose no sangue. Prefira consumi-la com casca, pois assim os nutrientes são melhor aproveitados. Indicada para quem tem problemas respiratórios, a maçã reduz inflamações nos brônquios e fortalece o sistema imunológico. Quem consome maçã regularmente se protege de doenças cardiovasculares e do envelhecimento precoce. Eliminar Colesterol Ruim Receita No liquidificador, bata 1 maçã sem sementes, 2 dentes de alho descascados, raspas de casca de 1 limão, 1 colher (chá ) de gengibre ralado e 1/2 litro de água filtrada. Coe e beba 2 copos ( 200 ml ) por dia.


Melissa ( Melissa officinalis ) - tratar depressão, esgotamento nervoso e muito mais benefícios Originária da Europa, recebe o nome botânico da palavra grega para " mel de abelha " e tem sido considerada táo curativa quanto o mel . É ao mesmo tempo, relaxante e revigorante do sistema nervoso , sendo muito usada no tratamento de ansiedade, depressão, tensão e problemas digestivos. Seus principais componentes são os taninos, flavonoides, óleo volátil (incluindo citral, linalol, citronelol ) e ácido rosmarínico. A melissa tem ação sedativa, antidepressiva, digestiva, vasodilatora, antiviral e bactericida. Veja como usar : Infusão: Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com folhas frescas e secas de melissa, três vezes ao dia, para tratar depressão, esgotamento nervoso, indigestão e náusea. Use uma versão diluida em crianças com catapora. Loção: Coloque 1ml ( 20 gotas ), do óleo essencial e 100ml de água em um spray e espirre sobre a pele para espantar mosquitos. Tintura: Tintura tome 10-20 gotas com um pouco de água, cinco vezes ao dia, para tratar a depressão e dor de cabeça por tensão e ansiedade. Use folhas frescas. Óleo de Massagem: Misture 5-6 gotas de óleo essencial em 15ml de óleo de amêndoa e use para fazer massagens em caso de depressão, tensão, asma e bronquite ou coloque sobre feridas recentes de herpes.


Mentruz - elimina vermes, afecções gástricas e dores musculares. Erva anual, nativa da América do Sul, incluindo o sudeste brasileiro, ela é conhecida popularmente por mastruço e mastruz-miúdo. Seus principais componentes quimicos são: óleo essencial, substâncias sulfuradas, sais minerais e vitaminas. Algumas da propriedades do mentruz ( Coronopus didymus ) é usada popularmente para afecções gástricas, dores musculares, ação anti-séptica e tem ação depurativa, ou seja, limpa o organismo de suas toxinas e resíduos. Receita Medicinal Eliminar Vermes Ingredientes: 1/2 colher ( sopa ) de folhas frescas de mentruz 1/2 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela leve a água para ferver com as folhas frescas de mentruz durante 3 minutos. Espere amornar, coe e tome de 2 a 3 xícaras ( chá ) por dia, sem adoçar.


Mil Folhas - Cicatrização de Feridas, Ameniza Sintomas da TPM. Antigamente, a mil-folhas (Achillea millefolium) era vista como o melhor remédio para curar hemorragias, feridas e machucados. Como sabemos toda sabedoria popular tem seu " fundo de verdade, a planta tem esses outros benefícios para oferecer. Suas propriedades adstringentes realmente ajudam a estacar sangramentos e estimulam a cicatrização da pele, além de controlar a diarreia e fazer o catarro se soltar dos pulmões. Também age como antisséptico e anti-inflamatório, melhorando sintomas de gripes e resfriados. Além de todos esses benefícios a planta tem ação analgésica , antivirótica, relaxante e, por conta de algumas substâncias esteroides, ajuda a controlar sintomas da TPM. O chá mil-folhas quente também é indicado para baixar a febre e combater sintomas de gripes e resfriados. Morno, alivia dores em geral inclusive cólicas menstruais. Agora se usado frio pode ser aplicado sobre a pele ( com a ajuda de um pedaço de gaze ) em feridas, úlceras varicosas, queimaduras e eczemas, favorecendo a cicatrização Receittas Medicinais Cicatrização de Feridas Ingredientes: 1 colher (chá) de flores de mil-folhas 1 colher (chá) de mel Modo de Preparo: Amasse bem os ingredientes, aplique sobre feridas e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem. Amenizar Sintomas da TPM Ingredientes: 1/2 colher (sopa ) de flores de mil-folhas picadas 1/2 colher ( sopa) de flores de alecrim 1/2 colher (sopa ) de sementes de erva-cidreira 500ml de água Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo e, assim que ferver, desligue. Deixe abafado por 5 minutos e coe. Beba 2 xícaras ( 200ml cada ) por dia.


Milho ( Zea mays ) - combate retenção urinária, cistite, incontinência urinária e outros benefícios. Confira ! O cultivo do milho é feito há 4 mil anos. O primeiros a cultivá-lo foram os astecas e os maias, na América do Sul. Hoje é uma das plantas mais cultivadas do mundo, servindo de alimento para pessoas e animais. Com os fios que envolvem a espiga ( o cabelo de milho ) são feitos preparados para tratar problemas urinários. Seus principais componentes sãos os flavonoides, alantoína, saponinas, mucilagem, óleo volátil, vitaminas C e K, potássio. Possui ação diurética, demulcente urinária e estimulante moderada. As partes usadas são as estigmas ( cabelo ) e frutos ( milho ). Veja Abaixo Como Usar Infusão - Geralmente considerada mais esficaz que a tintura. Tome 1 xícara de uma infusão padrão, seis vezes ao dia, para tratar cistite, uretrite, aumento benigno da próstata, retenção urinária ou pedras no trato urinário. Chá - Em 1 xícara de água fervente, misture 1 colher ( chá ) fr cabelo de milho seco com a mesma medida de agrimônia. Deixe descansar por 15 minutos, coe e dê a crianças com incontinência urinária noturna. Consulte um fitoterapeuta para saber a dosagem correta. Tintura - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia, para tratar inflamação aguda ou crônica no trato urinário. Compressa - Misture 2 colheres ( chá ) de maisena com um pouquinho de água, formando uma pasta. Passe em furúnculos e feridas na pele.


Milona - cura da asma e depressão ! Por duas décadas pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde vem criando um medicamento feito a base de uma planta chamada milona que também é conhecida por orelha de onça (encontrada facilmente em lugares semiáridos). Testes realizados apontam a eficácia da planta no combate à depressão e asma. A milona segundo análises feitos por pesquisadores possui uma ação diferenciada no ponto de vista imunológico com relação a medicamentos já comercializados no mercado. Outra descoberta interessante em relação aos benefícios encontradas na planta é que o extrato de milona produziu resultados infinitamente superiores do que o uso de corticóides ou seja , a milona é muito mais eficaz do que muito dos produtos químicos já existentes no mercado. O fato que todos os envolvidos na pesquisa estão muito eufóricos pois acreditam que os benefícios descobertos na milona poderá fazer uma verdadeira revolução no tratamento dos doentes. Falta muito pouco para que de fato a milona vire medicamento, mais como existe toda uma bulocrácia até que realmente chegue as farmácias, a sugestão dada é que o tratamento da asma seja feito com o chá da planta . Receita Medicinal Chá para Depressão e Asma Ingredientes: 4 folhas frescas de milona 2 xícaras ( chá ) de água Modo de Preparo: Ferva a água. Desligue o fogo e adicione a folhas frescas de milona. Tampe e deixe abafar por 6 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícaras ( chá ) 2 vezes do dia.


Mirtilo ( Vaccinium myrtillus ) - Controle do Colesterol, circulação sanguínea e muito mais benefícios Arbusto de pequeno porte, o mirtilo ( Vaccinium myrtillus ) produz uma frutinha azulada qu ajuda a reduzir o colesterol ruim, melhora a circulação sanguínea e combate a diarreia, febre, catarro e inflamações na boca. Receita Medicinal Controle do Colesterol Ingredientes: 5 frutas frescas de mirtilo 1 litro de água Modo de Preparo: Misture as frutas frescas de mirtilo com 1 litro de água e leve ao fogo até começar a ferver. Coe, tampe e deixe amornar. Beba 3 xícaras ( chá ) por dia.


Morango ( Fragaria vesca ) - combate diarreia, inflamações na gengiva, garganta e utilizado como laxante leve e muito mais Tem origem no século 18, da variedade silvestre combinada com um híbrido da América. É encontrada na Europa, na Ásia ocidental e na América do Norte. Atualmente, há várias espécies que podem ter uso terapêutico, principalmente como chás adstringentes. Seus principais componentes são: Folhas - são os taninos, óleo volátil e flavonoides. Frutos - ácido frutico, salicilatos, açúcar, vitaminas B, C e E. Possui ação cicatrizante, adstringente, diurética, laxante, desintoxicante e tônica para o fígado. Partes usadas: folhas e fruto Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para combater a diarreia. Gargarejo - Use 1 xícara de infusão padrão feita com as folhas para inflamações na gengiva e garganta. Loção - Use uma infusão padrão das folhas para limpar queimaduras e pequenos ferimentos. Fruto Fresco - Por ser refrescante, o morango era muito usado para tratar artrite, gota, reumatismo e tuberculose. É também um relaxante para casos de gastrite e convalescência. Suco - Bata alguns morangos e tome 2 colheres ( sopa ), três vezes ao dia, para combater infecções, amenizar artrite ou como um laxante leve. Compressa - Os morangos amassados podem ser usados em uma compressa para aliviar queimaduras de sol e inflamações na pele.


Oliveira - Indicada para perder gordura abdominal, controlar a pressão arterial e prevenir envelhecimento Da oliveira ( Olea europaea ), aproveitamos as azeitonas como deliciosos petiscos; o azeite, que tempera pratos oferece uma lista imensa de benefícios à saúde; e as folhas, que, na forma de chá, concentram substâncias poderosas. São ricas em em secoiridoides e flavonoides com atividade antioxidante, protegem as células e são anti-hipertensivas. Os flavonoides previnem contra o envelhecimento precoce das células e melhoram o aspecto da pele. Combinado com uma dieta saudável, o chá de oliveira pode ajudar na redução da circunferência abdominal, pois age diretamente nas gordurinhas acumuladas nessa região. É indicada também para prevenir aterosclerose e auxiliar no tratamento de hipertensão arterial. A aterosclerose é a diminuição do calibre das artérias, causada pela formação de placas de gordura. Os flavonoides evitam essa formação, pois reduzem a oxidação do colesterol e seu depósito na parede dos vasos sanguíneos. Ricas em minerais como potássio, magnésio e zinco, as folhas de oliveira ainda contém oleuropeína, substância antioxidante que ajuda a prevenir a osteoporose. Receitas Medicinais Controlar pressão arterial Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 2 colheres ( chá ) de folhas secas de oliveira Modo de Preparo: Leve a água ao fogo até começar a ferver e adicione as folhas de oliveira. Ferva por 1 minuto, retire do fogo e coe. Beba em seguida, 1 vez por dia. Dica: para variar o sabor do chá , acrescente folhas de hortelã, cascas de abacaxi ou pedacinhos de maçã. Auxiliar na perda de peso Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de água 1 colher ( chá ) de folhas secas de oliveira 1 colher ( chá ) de folhas de amora Modo de Preparo: Leve a água ao fogo até começar a ferver. Coloque as folhas de oliveira, as folhas de amora e ferva por 1 minuto. Desligue o fogo, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba em seguida, sem adoçar, 1 vez por dia.


Olmo Vermelho ( Ulmus rubra ) - excelente para tratar infecções no estômago e no esôfago ou para amenizar úlceras e indigestão crônica É uma das plantas medicinais mais usadas. Cresce no leste da América do Norte, do Quebec ao México. É conhecida por sua ação cicatrizante tanto da pele quanto de mucosas. Também é bastante nutritiva e pode ser usada como suplemento alimentar em períodos de convalescença. Seus principais componentes são os taninos, amido e mucilagem. Possui ação relaxante, emoliente, laxante, expectorante, demulcente, antitussígena e nutritiva. Partes utilizada da planta é a cortiça interna. Veja abaixo como usar Suplemento Alimentar - Use em períodos de convalescença ou ofereça a crianças. Faça uma pasta com 1 colher ( chá ) da planta em pó e um pouco de água ( ou mingau e cereais matinais ) e adicione leite ou água quente, mexendo bem Compressa - Misture 1 colher ( chá ) do pó com um pouco de água, ou de infusão de calêndula, até formar uma pasta. Coloque em uma gaze e aplique sobre os abcessos, furúnculos, varizes ou feridas supuradas. Pomada - Use para drenar pus, farpas, e cacos de vidro. Frequentemente combinada com alteia em pó. Cápsulas - Tome 200 g, três vezes ao dia, para tratar infecções no estômago e no esôfago ou para amenizar úlceras e indigestão crônica. Tome 1 cápsula, 1 hora antes viajar, para evitar enjoos durante a viagem. Observação: Esta planta pode ser encontrada em lojas especializadas em produtos naturais.


Orégano ( Origanum vulgare ) - auxilia no tratamento da candidíase, cólicas menstruais e combate a tosse Os antigos egípcios já conheciam as propriedades medicinais do orégano, usando-o contra tosse, dor de cabeça, enjoos, e como auxiliar no processo digestivo, atuando inclusive contra cólicas de intestinos. A propriedades digestivas da erva são garantidas pela presença do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino. Quando usado em forma de infusão, o orégano é indicado para tosse e bronquite. Além dessas propriedades, o orégano é usado como antisséptico, diurético, expectorante, estimulante gástrico, biliar, nervoso e circulatório. Veja abaixo algumas receitas que certamente irá te auxiliar no tratamento de algumas doenças. Tratamento Natural da Candidíase Ingredientes: 1 punhado de orégano 250 ml de água Modo de Preparo: Leve a água para ferver, coloque o orégano, apague o fogo e tampe. Espere amornar e coe. Coloque numa bacia e faça banhos de assento, massageando a região com movimentos rápidos, até a água esfriar. Se não tiver uma bacia, sente no vaso sanitário e vá jogando o chá aos poucos na região genital. O ideal é fazer antes de dormir para não usar nenhuma roupa íntima após o banho. Infusão Contra Tosse Ingredientes: 20g de flores de orégano 1 litro de água Mel Suco de limão ou suco de laranja Modo de Preparo: Faça uma infusão com as flores de orégano e a água. Deixe descansar por 20 minutos e acrescente, ao tomar, o mel, suco de limão ou de laranja. Beba três pequenas xícaras durante o dia. Chá Para Cólicas Menstruais Ingredientes: 2 colheres ( chá ) de orégano 1 xícara de água Modo de Preparo: Ferva a água e, em seguida, coloque o orégano. Feito isso, tampe a xícara de água e deixe abafado por 5 minutos. Não adoce. Tome 2 ou 3 vezes ao dia.


Passiflora - que também é conhecida como flor de maracujá, é sem dúvida nenhuma um dos melhores calmantes naturais, pois nela há propriedades medicinais que devolvem ao individuo o controle emocional. Esta planta medicinal serve para ansiedade, dificuldades de concentração, depressão, nervosismo, relaxamento muscular, hiperatividade infantil, sindrome pré-menstrual . Passiflora ( Flor de Maracujá ) Propriedades: Ação anti-depressiva e relaxante, analgésica, antiespasmódica, hipotensoras e sedativas. A passiflora também induz o relaxamento muscular e o sono. Veja Abaixo como usar a Passiflora Saúde: As folhas, sementes e o fruto são usados para fins medicinais, bem como o aroma da flor em aromaterapia. Verminose: tomar o chá com sementes secas. 250 ml de água fervente para cada 5g de sementes secas e moídas. Tomar 3 vezes ao dia. Insônia: Preparar 3 xícaras de chá de folhas secas de maracujá ao longo da segunda metade do dia. Para cada 300 ml de água fervente, utilizar 20 gramas de folhas. Ansiedade: Sumo da fruta. Para cada litro de água fria cloque 250ml de polpa de maracujá. Adoçe a gosto. Tomar durante o dia. Observação: A passiflora poder ser utilizado tranquilamente não há nenhuma contra indicação. Lembrando também que a passiflora auxilia no tratamento de depressão moderada.


Pata de Vaca - Tratamento da Diabetes Pata-de-vaca ( Bauhinia forficata ) do sudeste do Brasil, mas encontrada também nas áreas montanhosas da Região Nordeste. Árvore perene, pode atingir de 10 metros de altura, suas folhas são verdes e bilobadas ( por isso nome pata-de-vaca ), suas flores são brancas e inumerosas e seu fruto ( vagem ), achatado e escuro. As folhas, cascas e flores são largamente empregadas na medicina caseira, principalmente no Sudeste. Especialmente as folhas são empregadas nas práticas caseiras da medicina popular como auxiliar no tratamento da diabetes. Receita Medicinal Tratamento da Diabetes Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de pata-de-vaca 3 xícaras ( chá ) de água Modo de Preparo: Em uma panela, coloque as folhas frescas de pata-de-vaca e a água e leve para ferver durante 5 minutos. Espere amornar e coe. Se preferir, adoce o chá com mel a gosto. Tome 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia.


Picão Preto ( Bidens pilosa ) - combate inflamações da garganta, afecções urinárias, inflamações da pele e feridas Erva anual originária das regiões tropicais da América. Atinge de 50 a 130 cm de altura, apresenta aroma característico e é considerada indicadora de solos férteis. Possui folhas compostas pinadas, com folíolos serreados e frutos do tipo aquênio, pretos com ganchos aderentes. Seus principais componentes são os flavonóides, esteróis, taninos e acitilenos. Possui ação digestiva, diurético, anti-inflamatório e anti-séptico. Veja abaixo como usar Infusão ( chá ) - digestivo ( popularmente no tratamento de icterícia e males do fígado de origem não infecciosa ); diurético (afecções das vias urinárias). Compressas ( suco das folhas ) - inflamações da pele e feridas de origem não infecciosa; Gargarejo ( chá das folhas ) - inflamações da garganta; Banhos e Lavagens externas - em lesões da pele causada pela sarna (escabiose); Nomes Populares: erva-picão, fura-capa, piolho-de-padre, picão-do-campo, cuambu, guambu, paconva, carrapicho, macela-do-campo, picão-amarelo, picão-das-horas, carrapicho-de-duas-pontas, carrapicho-de-agulha, carrapicho-picão, coambi, cuambri, amor-seco, pico-pico, etc. Partes Usada: planta inteira.


Poejo - problemas de má digestão e expectorante natural O uso das folhas de poejo ( Mentha pulegíum ) em termos de chás ele é reconhecido pelos inúmeros benefícios que traz a saúde. O chá de poejo recomendado nos casos de gripes, resfriados, tosse, rouquidão, parasitoses intestinais em geral, infecções da faringe e mau hálito, afirma uma das nutricionistas do IBPM ( Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais ). Quanto o consumo do poejo diminui a acidez no estômago e a fermentação excessiva, favorecendo a digestão dos alimentados. A erva ainda possui ação expctorante, antibacteriana, antiparasitária e antisséptica. Má Digestao Ingredientes: 1 colher de chá de folhas de poejo picadas 1 xícara de chá de água Modo de Praparo: Leve a água e as folhas de poejo ao fogo . Assim que levantar a fervura, desligue e tampe. Deixe descansar por 10 minutos e coe. Beba 1 xícara do chá 10 minutos antes das principais refeições. FIM DA MÁ DIGESTÃO !!! Expectorante Ingredientes: 1 colher de chá de folhas frescas de poejo picadas 1 colher de chá de folhas frescas de hotelã picadas 2 xícaras de chá de água Modo de Praparo: Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para ferver. Após 5 minutos de fervura, desligue e tampe. Agora esperes amornar, coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara de chá 2 vezes ao dia. Contra Indicações: O uso da hortelã não é recomendada para bebês, crianças e portadores de úlcera e gastrite.


Polígala - infecções respiratórias, sinusites e pólipos nasais A pedido de um dos nossos visitantes que nos perguntou o que seria bom para auxiliar no tratamento de polípos nasais, pois bem apresento para vocês a planta com o nome de Polígala que tem seu nome científico de Polygala Senega. O chá de polígala atua em diversas causas de congestão nasal que podem ser : pólipos nasais, infecções respiratórias, sinusites, álcool , tabaco e gripes. Agora vamos ao que interessa para o preparo do chá de polígala: http://medicinanaturalbrasil.blogspot.com Modo de preparo - Coloque para ferver 300 ml de água por volta de 5 minutos , após ter fervido pegue 9,0 gramas da raiz da planta polígala e jogue dentro da água e deixe abafando por mais uns 8 minutos . Pronto agora basta tomar 4 vezes ao dia . OBS: Não ingerir o chá mais que 4 vezes ao dia pois o mesmo pode causar diarréia, ânsia e vômitos . Nós da Ervas Medicinais Curam esperamos ter ajudado a nossa visitante e aos demais que acreditam em nossso trabalho.


Quebra Pedra - Elimana Pedras nos rins, Reduz dores de artrite A quebra-pedras (Phyllanthus niruri) é praticamente um matinho, que nasce nos lugares mais improváveis, como rachaduras no chão, buraco nas paredes e até asfalto. Poe essa razão ganhou o nome popular como é conhecida, embora muitos acreditem que quebra-pedras vem do fato de ser uma planta recomendada na eliminação de cálculoas renais ( pedras nos rins ). Ela é sim uma ótima solução caseira no combate a este terrível incômodo, mas não quebra as pedras localizadas nos rins, apenas evita que elas surjam e relaxa o sistema urinário, facilitando a eliminaçao de cálculos renais, resultado constatado em pesquisas desenvolvidas pelo departamentode nefrologia da Unifesp ( Universidade Federal de São Paulo ). Outra aplicação efeiciente da planta é na redução de dores causadas pela artrite. Receitas Medicinais Pedras nos Rins Ingredientes: 1 litro de água 2 colheres ( sopa ) de ramos frescos de quebra-pedra com a raiz 2 folhas secas de abacateiro Modo de Preparo: Leve a água ao fogo até começar a ferver. Acrescente os ramos de quebra-pedras e as folhas de abacateiro. Tampe e deixe por 2 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas. Contra Indicações: as folhas de abacateiro frescas podem causar palpitações cardíacas. Reduzir Dores de Artrite Ingredientes: 1/2 litro de água 1 colher ( sopa ) de ramos frescos de quebra-pedra com a raiz Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Adicione os ramos de quebra-pedras, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e beba 2 xícaras ( chá ) por dia.


Romã - Garganta Inflamada Chá de Romã Sabemos conforme o tempo vai mundando o clima é quase que inevitável que uma parcela da população acabe ficando com a garganta inflamada, e normalmente quando isso ocorre quase de forma automática recorremos ao uso de antibióticos e antiflamatórios e para piorar fazemos sem acompanhamento médico. Mas para que você não corra riscos de fazer uso de medicamentos sem ser receitado pelo médico, a melhor opção é fazer uso do chá de romã pois através do chá tem se conseguido excelentes resultados e o melhor você não agride seu organismo. Receita: Pegue a romã e a corte com casca e tudo em quatro fatias ( em forma de cruz ) , logo em seguida misture o romã com a água morna e adicione junto uma colher de sal e uma pequena quantidade de vinagre Agora basta fazer gargarejo durante quatro vezes ao dia até a desinflamação total da garganta.


Rosa Mosqueta ( Rosa canina ) - tratar diarreia, gastrite, cólicas e suplemento alimentar Nativa da Europa, do oeste asiático e do noroeste da África, hoje é encontrada por toda a América do Norte e Nova Zelândia, onde é considerada invasiva. O nome científico vem de uma tradição romana que afirmava, erroneamente, que a raiz ajudava a curar a raiva transmitida pelos cães. Os fruto são ricos em vitamina C e podem ser transformados em xaropes. Seus principais componentes são: Vitaminas A, B1, B2, B3, C e K, taninos, flavonoides, polifenóis, carotenoides, óleo volátil. A rosa-mosqueta tem ação nutriente, adstringente, diurética, anti-inflamatória. Partes usadas frutos e folhas. Veja abaixo como usar Xarope - Forma popular de suplemento alimentar para crianças e para dar sabor a outros remédios e xaropes para tosse. Adicione 225ml de mel e 300ml de uma decoção forte feita com os frutos ( reduza uma decoção padrão até a metade do volume original e depois peneire ). Tome 5ml. Tintura - Tome 5ml ( 1 colher de chá ) da tintura, três vezes ao dia, para tratar diarreia, gastrite e cólicas ou como diurético leve. Infusão - As folhas podem ser usadas para fazer um chá de uso diário. Frutos frescos - Os frutos podem ser consumidos como suplemento alimentar, mas tire as sementes antes de comer.


Ruibarbo - Intestino Preso, debilidade muscular Para aproveitar as propriedades medicinais dessa poderosa planta originária da Ásia, a parte utilizada é o talo (rizoma). Pode ser consumida fresca ou seca, no preparo de chás. O ruibarbo (Rheum palmatum) possui em sua composição antraquinonas, taninos, ácidos, óleo essencial, falvonoides, pectina, amido e mucilagem. A planta pode também funcionar como digestiva e antidiarreica, desde que usada em doses pequenas. O talo (rizoma) da planta seco ajuda na eliminação de gases intestinais. O ruibarbo também possui substâncias anti-inflamatórias e antissépticas. Por isso é indicado em caso de gengivite, faringite, estomatite e aftas. Combate azias e náuseas e ainda possui ação reparadora de tecidos e cartilagens, sendo recomendado para quem sofre de artrose. Receitas Medicinais Intestino Preso Ingredientes: 1/2 colher ( sopa ) de talos frescos picados de ruibarbo 2 xícaras ( chá ) de água Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Desligue, tampe e deixe amornar. Coe e tome 1 xícara ( chá ) pela manhã, em jejum, e outra à noite, 40 minutos antes de se deitar. Debilidade Muscular Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de talos frescos de ruibarbo 1 litro de água 1 colher ( sopa ) de folhas secas de chá verde Modo de Preparo: Em uma panela, ferva o ruibarbo com a água. Desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas. Contra Indicações: o chá verde não deve ser consumido por gestantes, crianças e pessoas com pressão alta.


Sabugueiro - Cura de resfriados, febre e diurética,  Sabugueiro ( Sambucus australis ) nativa do sul da América do Sul, incluindo o Brasil, principalmente Sul e Sudeste. Arbusto grande de 3 a 4 metros de altura, de copa irregular e ramificada, de flores pequenas, de cor branca, odoríferas, reunidas em inflorescências terminais. Suas folhas são consideradas inseticidas e empregadas no preparo de inseticida caseiro ( orgânico ). Todas as partes da planta têm sido empregadas na medicina natural em várias partes do mundo há séculos, contudo, nos dias atuais, há uma tendência de maior uso de suas flores secas, usadas externamente em dermatoses, queimaduras leves como antisséptica, cicatrizante e anti-inflamatória. As flores e os frutos ( de cor roxo-escura quando maduros, contendo de 3 a 5 sementes ), são usados popularmente nos resfriados; a casca , para artrite reumatóide, como diurética, é recomendada em forma de chá como estimulante da sudorese ( combate a febre ). As folhas contêm um glicosídeo cianogênico tóxico, não devendo ser utilizadas oralmente. Receita Medicinal Chá de Sabugueiro Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de flores de sabugueiro 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela, leve as flores de sabugueiro e a água ao fogo, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Espere amornar, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.


Salgueiro Branco ( Salix alba ) - combate reumatismo, lombalgia, nevralgia, dor ciática, artrite e muitos outros benefícios. Confira ! Foi considerado um remédio hidratante e refrescante devido o fato de crescer perto da água. Em 1828, Johann Buchner ( 1783 - 1852 ), um farmacêutico da região da Bavária, extraiu cristais amargos da casca do tronco, dando-lhes o nome de salicina. Essa substância foi sintetizada e usada pelo laboratório farmacêutico Bayer, para fabricar a aspirina. Os principais componentes encontrados no salgueiro-branco é salicina, ácido salicílico, taninos, flavonóides. Possui ação antirreumática, anti-inflamatória, febrífuga, analgésica, antisséptica, adstringente, tônica amarga para o sistema digestório e reduz o suor. As partes usadas da planta é a casca do tronco e folhas. Veja Abaixo Como Usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, depois das refeições, para evitar indigestão. Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão feita com a casca do tronco, três vezes ao dia, para tratar resfriados com febre, dores de cabeça ou com parte do tratamento de artrite. Tintura - Use 2 colheres ( chá ) da tintura feita com a casca, três vezes ao dia, para amenizar a febre. Geralmente mistura-se com outra erva, com eupatório ( Eupatorium perfoliatum ) ou sabugueiro. Adicione 20-40 gotas em remédios para menopausa para ajudar a reduzir o suor noturno e as ondas de calor. Extrato Fluido - Tome 1-2 ml ( 20-40 gotas ) do extrato feito com a casca do tronco, com um pouco de água, três vezes ao dia, para tratar reumatismo, lombalgia, nevralgia ou dor ciática.


Semente de Chia - Perde peso, Reduz colesterol e muito mais, é cultivada e consumida há muitos anos pelos povos andinos. Incluir uma colher ( sopa ) desse alimento todos os dias na dieta pode favorecer a perda de peso e melhorar muitos aspectos da saúde, como o controle do colesterol. " A chia é rica em fibras solúveis e insolúveis, o que proporciona mais saciedade ". Segundo especialistas. As fibras solúveis, durante a digestão, dissolvem-se em água e formam um gel que ocupa parte do estômago, mantendo a fome bem longe. Já as insolúveis colaboram com o funcionamento do intestino, combatendo aquela barriguinha inchada. Apenas para terem uma ideia a chia é considerada umas das melhores fontes de ômega 3, ácido graxo que beneficia o organismo de diversas formas, por exemplo, regulando o colesterol e ativando a memória. Quando o assunto é perda de peso, o ômega 3 age direto no cérebro, minimizando a inflamação no hipotálamo, região que controla a fome, segundo conclusões de uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Você deve estar pensando como poderei colocar a chia em meu cardápio? Veja abaixo duas opções de dieta da chia que foram elaboradas por nutricionistas: Opção 1 Café da Manhã: 1 xícara ( 200 ml ) de leite desnatado com café + 1 fatia de pão de fôrma light com 1 colher ( sobremesa ) de ricota temperada com ervas Lanche da Manhã: 1/2 copo ( 125 ml ) de água de coco + 1 colher ( sobremesa ) de Semente de Chia Almoço: 1 prato ( sobremesa ) de salada temperada a gosto + 1 filé de frango grelhado + 2 colheres ( sopa ) de purê de batata Lanche da Tarde : 1/2 copo ( 125 ml ) de suco de laranja sem açucar + 1 colher ( sobremesa ) de Semente de chia Jantar: 1 prato fundo de sopa de legumes + 1 fruta in natura Ceia: 2 ameixas secas Opção 2 Café da Manha: 1 copo ( 250 ml ) de vitamina de abacate com leite desnatado Lanche da Manhã: 1 copo ( 125 ml ) de laranjada Almoço: 100g de frango xadrez ( cubos de peito de frango com lascas de pimentão, rodelas de cenoura, vagem e shoyu e 4 amendoins sem casca ) + 2 colheres ( sopa ) de arroz integral com 1 colher ( sobremesa ) de Semente de Chia Lanche da Tarde: 1 xícara de chá de sua preferência Jantar: 1 prato fundo de sopa creme de ervilhas com 1 colher ( sobremesa ) de Semente de Chia + 1 fruta.


Semente de Sucupira ( Chá de Sucupira ) - cura hernia de disco, cura bico de papagaio, cura artrites A sucipira até pouca tempo quase não se ouvia falar desta arvoré, e bem provavél que você caro leitor ainda não ouvido falar ou se ouviu falar tenha poucas informaçoes, pois bem ela através de suas sementes tem trazido resultados formidáveis . Com a semente de sucupira pode ser feito o chá, que por sua vez auxilia no tratamento de artrites, hérnia de disco, bicos de papagaio e dores ósseas, e também existem relatos que ela também pode ser utilizada como anti-sifilítico e energético. Recentemente no programa do Jô Soares houve uma entrevista dada pelo ator Juca Oliveira onde ele relatou seu caso de artrite e consequentemente acabou passando uma receita desse formidavél remédio caseiro. Estudos feitos pela UNICAMP comprovam que a semente de sucupira trazem ao indíviduo diversos benefícios a sáude ou seja mostram de fato sua eficácia. Chá de Sucupira Ingredientes: 12 sementes de sucupira 3 litros de água Modo de Preparo : Ferva a água em um recipiente até que comece burbulhar em seguida lance as sementes amaçadas e as deixe um minuto e meio feito esse procedimento desligue o fogo, agora basta deixar esfriar. Obs: é necessário colocar as 12 sementes de sucupira em um pilão e socala até que resina da semente esteje totalmente exposta.


Sene ( Senna alexandrina ) - laxante natural , bactericida e vermífuga Sene originária do Egito, Somália e Arábia, era usa 9° por médicos árabes como um laxante forte, e até hoje as folhas e o receptáculo são empregados na produção de laxantes. As folhas são conhecidas na China como fan xie ye, enquanto na índia são chamadas de rajavrisksha, que significa " rei das árvores ". Seus principais componentes são: glicosídeos antraquinônicos, polissacarídeos, mucilagem, flavonoides, ácido salicílico. As partes utilizadas são as folhas e receptáculos. A sene tem ação laxante , bactericida, refrescante e vermífuga. Veja abaixo como usar Infusão - Para tratar constipação, mergulhe 6 receptáculos em 1 xícara com água morna e tome antes de dormir . Para amenizar cólicas intestinais, adicione uma pitada de gengibre em pó ou 1 colher ( chá ) de sementes de erva-doce. Use metade da dose em crianças com mais de dez anos. Extrato Fluido - Tome 1/4 - 1/2 ml ( 5 - 10 gotas ) do extrato das folhas com um pouco de água, à noite, para tratar constipação. Tintura - Tome 1/2 -1 e1/2 ml (10 - 30 gotas) com um pouco de água para tratar a constipação. Cápsulas/Pó - Tome 1 - 2 colheres ( chá ) ou 2 - 4 cápsulas antes de dormir.


Sete Sangrias - hipertensão arterial, diurético, afecções de pele e prevenção de doenças cardiovasculares Sete-sangrias (Cuphea carthagenesis), planta herbácea de caule avermelhado, pouco ramificado. Usada na medicina natural, embora a eficácia e a segurança de seu uso não tenham sido ainda comprovadas cientificamente, sua utilização vem sendo feita com base na tradição popular. A planta poder consumida como chá ( planta inteira picada ) , como diuréticos, na hipertensão arterial, depurativo, como antioxidante na prevenção de doenças cardiovasculares, pode ser utilizado em uso externo nas afecções de pele . Receitas Medicinais Chá de Sete-sangrias 1 punhado de folhas e caule picadas de sete-sangrias 1litro de água Modo de Preparo: Leve a água ao fogo e, assim que levantar a fervura, adicione a folhas e caule ( planta inteira ). Em seguida, desligue e tampe. Deixe abafado por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia. Contra Indicação: uso não recomendado para crianças sob nenhuma forma.


Sálvia - Combate cólicas menstruais, regula menstruação, alivia menopausa, mau hálito, garganta irritada e muito outros benefícios Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterapia, a sálvia ( Salvia officinalis ), possui propriedades medicinais excelentes para melhorar as funções pulmonares, circulatórias e digestivas. Ela tira o mau hálito, auxilia nas inflamações da gengiva, garganta e problemas reumáticos. O chá de suas folhas, além de favorecer a digestão, auxilia a absorção de nutrientes no intestino. Tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas do organismo e previne artrite. A sálvia tem propriedades estrogênicas, ou seja, equilibra os hormônios femininos. Por isso, alivia as cólicas menstruais, regula a menstruação e ameniza os sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Possui efeito antibacteriano , que combate o mau hálito e inflamações na gengiva e na garganta. A também é capaz de combater a sudorese ( excesso de suor ). Receitas Medicinais Garganta Irritada Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de sálvia picadas 1/2 litro de água Modo de Preparo: Ferva os ingredientes e espere amornar. Coe e faça gargarejos com o chá . Repita a cada 2 horas. Eliminar o Mau Hálito Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de sálvia 1 xícara ( chá ) de água Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo até ferver. Desligue e espere amornar. Coe e beba em seguida.


Sândalo ( Santalum album L. ) - Combate garganta inflamada, infecção urinária, depressão, bronquite e outros benefícios. Confira ! Planta medicinal também conhecida como sândalo-branco ou sândalo-indigena. Esta planta medicinal é muito utilizada na medicina alternativa no tratamento de doenças no sistema urinário, problemas de pele e bronquite. O sândalo possui propriedades que produzem um efeito refrescante na mente e no corpo, melhorando a concentração e diminuindo a inquietação. Para fins medicinais são utilizadas a casca e o óleo essencial e pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas em produtos naturais. Propriedades Calmante; aromática; fixadora; desinfetante; antimicrobiana; adstringente; antiséptico; carminativo; diurético; expectorante; sedativo; tônico Para Que Serve Infecção urinária; garganta inflamada; bronquite; pele ressecada; acne; cistite crônica; pele seca; gonorréia; limpeza de pele; lábios ressecados; cólera; depressão; fadiga; inflamação dos rins; infertilidade;tuberculose; úlcera; tosse Modo de Usar Infecção Urinária - Adicionar 10 gotas de óleo essencial de sândalo na banheira, e relaxar no banho por aproximadamente 20 minutos. Repetir esse procedimento até a diminuição dos sintomas da infecção urinária. Acne - Aplicar a pomada de sândalo na área afetada 2 vezes ao dia. Lábios Ressecados - Utilizar o batom hidratante de sândalo sempre que for necessário.


Tanaceto ( Tanacetum parthenium ) - auxilia no tratamento de enxaquecas, problemas menstruais e ajuda aliviar as cólicas Encontrado em zonas temperadas, atualmente é usado para tratar enxaquecas. Os primeiros fitoterapeutas, como Nicholas Culpeper, em 1653, acreditavam que era um " fortalecedor do útero ". Já foi empregado para tratar artrite e reumatismo. É cultivado como planta ornamental. Seus principais componentes são os taninos, cânfora, óleo volátil, piretrina e lactonas sesquiterpênicas. Possui ação anti-inflamatória, vasodilatadora, relaxante, estimula a digestão, emenagoga, vermífuga e amarga. Partes usadas da planta são as aéreas. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 a 2 xícaras ( chá ) de uma infusão leve feita com 15g das partes aéreas e 600 ml de água. Use após o parto para tonificar e desintoxicar o útero. Tome 1 xícara, três vezes ao dia, para tratar problemas menstruais relacionados a congestão e fluxo lento. Compressa - Frite um punhado de folhas em um pouco óleo, deixe esfriar e coloque sobre o abdômen, para aliviar as cólicas. Tintura - Use 5-10 gotas, em intervalos de 30 minutos, logo no início de uma enxaqueca. É mais afetiva em casos de enxaquecas " frias ", ou seja, causadas por vasoconstrição, que também são aliviadas com toalhas quentes. Para os estados agudos de artrite reumatoide, adicione 2ml , três vezes ao dia, em remédios herbais, como de semente de aipo, salgueiro branco ou garra-do-diabo ( Harpagophytum procubens ). Cuidados: podem aparecer aftas após a ingestão das folhas. Evite se estiver tomando drogas anticoagulantes, como a varfarina. Não use na gravidez.


Tanchagem - diurético, facilita a cicatrização, combate inflamações da gengiva e garganta Para muitos a tanchagem ( Plantago major ) não passa de uma simples erva daninha. Porém, seus efeitos medicinais são confirmados em diversas pesquisas e estudos sobre a erva. Especialistas em medicina complementar e fitoterapia dizem que a tanchagem é uma excelente planta para melhorar as funções pulmonares, circulatórias e digestivas. Também controla inflamações da gengiva, garganta, problemas reumáticos e de pele e infecções em geral. A planta é completa pois ela tem em sua composição flavonoides ( com ação anti-inflamatória ), esteroides ( hormônios ), taninos ( adstringentes, que ajudam eliminar alguns metais pesados ), saponinas ( bons expectorantes ) e ácidos orgânicos. Diante de tantas propriedades medicinais, é utilizada como diurética, para desinchar e desintoxicar o organismo; para controlar diarreias; agir como expectorante em doenças respiratórias com muco; e como cicatrizante. Receitas Medicinais Diurético Ingredientes: 1 colher ( chá ) de folhas secas de tanchagem 1/2 litro de água fervente Modo de Preparo: Agora em uma panela, coloque as folhas secas de tanchagem e despeje a água fervente. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e tome 2 xícaras ( chá ) por dia. Tosse com muco Ingredientes: 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de tanchagem 2 xícaras ( chá ) de água Modo de Preparo: Coloque as folhas frescas de tanchagem e a água e leve para ferver em uma panela, durante 5 minutos. Agora espere amornar e coe. Se preferir, adoce o chá com mel a gosto.Beba 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia. Contra Indicação: receitas medicinais preparadas com tanchagem não devem ser consumidas por gestantes ou pessoas com prisão de ventre.


Tribulus Terrestris - impotência sexual e perda do libido Embora seje uma planta originária da Índia, na Europa a tribulus terrestris vem sendo consumida de forma espantosa, isso graças aos resultados impressionantes que ela vem mostrando em relação ao combate da impotência sexual e à queda de libido em pacientes de ambos os sexos. O número de pessoas que começaram a fazer uso dessa planta não param de crescer inclusive no Brasil. Alguns especialistas acreditam que muito em breve o tão utilizado viagra possa a vir ser substituido pelo Tribulus terrestris, ja que ela é apontada como alternativa natural para o tratamento da impotência sexual e queda da libido em homens e mulheres. Pesquisadores dentre muitos estudos feitos com a planta ja afirmam que a tribulus pode elevar significativamente os níveis da testosterona e dos hormônios LH, cujos efeitos foram vistos e confirmados com a força da ereção e o aumento na freqüência e, além de aumento do vigor na atividade sexual. Outros benefícios descobertos também foram mencionados, como a queda nas taxas de colesterol, melhora na auto-estima e no humor. Caso haja interesse em adquirir a erva recomendamos que procure casas especializadas em produtos naturais, também é possivel comprar pela internet. Receita Medicinal Ingredientes: 1 colher ( chá ) do pó tribulus 1 copo com água Modo de Preparo: Coloque 1 colher ( chá ) do pó Tribulus em um copo com água e dissolva o produto. Tome 3 vezes durante o dia.


Tussilagem ( Tussilago farfara ) - combate tosses secas, asmas, bronquite e coqueluche Antigamente era indicada para tratar tosse, atualmente tem seu uso controlado em diversos países devido à presença de alcaloides de pirrolizidina, que foram relacionados ao câncer de fígado. É encontrada por toda a Europa, oeste da Ásia e norte da Africa e pode se tornar invasiva. Seus principais componentes são os taninos, mucilagem, alcaloides pirrolizidina, inulina, zinco, principio amargo, esterois, flavonoides ( incluindo rutina ), potássio e cálcio. Possui ação expectorante, relaxante, anticatarral, demulcente. As partes usadas da planta sãos as folhas e flores. Veja abaixo como usar Xarope - Adicione 450ml de mel em 600 ml de uma infusão padrão com as folhas, deixe ferver e reduzir por 5-10 minutos até formar um xarope. Tome 5 ml ( 1 colher de chá ) para tratar tosses secas e asma. Compressa - Triture as folhas frescas em liquidificador, espalhe em uma gaze e use como uma compressa em arranhões e feridas com má cicatrização. Decocção - Ferva 15g da flores secas em 600 ml de água por 15 minutos ou tome 1 xícara, três vezes ao dia, para tratar asma, bronquite e tosse persistente. Tintura - Use 1 colher ( chá ) da tintura feita com as folhas , Três vezes ao dia, para tratar coqueluche ou bronquite. Contra-Indicação: Não use na gravidez e na amamentação.


Tília ( Tilia cordata ) - Age como calmante natural, antidepressivo e combate enxaquecas A tília ( Tilia cordata ), é indicada em caso de resfriados, dor de estômago, enxaquecas, expectorante, calmante, analgésico, bronquite e antidepressivo. Receita Medicinal Chá de Tília Ingredientes: 2 colheres ( sopa ) de flores secas de tília 1 litro de água Modo de Preparo: Em uma panela, leve ao fogo as folhas e flores secas de tília com um litro de água. Ferva por 10 minutos e deixe abafado por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara ( chá ) 2 vezes por dia.


Uva ( Vitis vinifera ) - regulariza os níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea, possui ação anti-envelhecimento e muito mais Popularmente é usada para a falta de apetite, como laxante regularizando o funcionamento dos intestinos e evitando a fermentação e produção de gases; para melhorar a circulação sanguínea, no combate ao colesterol alto, para melhorar a visão. A casca na forma de suco ou vinho tinto contém resveratrol, utilizado como coadjuvante no tratamento da hiperlipidemia e hipertensão leve; na prevenção da aterosclerose, possui uma poderosa ação antienvelhecimento, inibe a ação dos radicais livres ( antioxidante ), reduz o depósito de gordura no fígado dos animais, etc. A quercetina encontrada na casca é que de fato e melhora a circulação sanguínea. Caroço: o extrato da semente da uva roxa contém protoantocianinas ( PCO ), que são os antioxidantes mais poderosos na luta contra os radicais livres. Contém glicose, de elevado valor energético e com propriedades diuréticas; vitaminas A, B, B2, C; minerais como o fósforo, potássio, cálcio e ferro; frutose etc. O suco da uva é saboroso e refrescante, porém, os diabéticos devem tomar cuidado, pois também é rico em frutose, o açúcar natural da fruta. Receita Caseira Anti-envelhecimento Ingredientes: 1 xícara ( chá ) de cascas de uva roxa 1 colher ( sopa ) de gengibre fresco picado 4 colheres ( sopa ) de mel 1 litro de água Modo de Preparo: Coloque a água e as cascas de uva em uma panela e leve ao fogo por 10 minutos. Desligue o fogo e misture o gengibre. Tampe e deixe por 5 minutos. Coe, misture o mel e tome 1 xícara ( chá ) 4 vezes ao dia.


Uva do Japão ( Hovênia ) - Cura da Ressaca. A ressaca é uma consequência quase que inevitável para aqueles que gostam de beber socialmente ou até mesmo porque aqueles que são dependentes do álcool, muitos procuram de várias formas de fugir dos sintomas da ressaca mais na maioria dos casos infelizmente acabam não obtendo o resultado que tanto esperavam. Mas recentemente pesquisadores descobriram uma nova planta medicinal capaz de curar a ressaca, e mas garantem que cura realmente a ressaca, seu nome é Hovênia (Hovenia Dulcis) também conhecida por Uva do Japão. Nessa descoberta formidável os pesquisadores descobriram que o mecânismo de ação da uva do japão é anular a ação do álcool sobre os neurônios e o cérebro e consequentemente faz com que reduza a vontade da pessoa em consumir a substância. Atualmente já existe a intenção de implantar a planta Hovênia em tratamentos de pessoas que chegam ao coma alcoólico, assim nós da Ervas Medicinais Curam acreditamos que muitos pessoas estarão se livrando de problemas gravissimo causado pelo alcoolismo, até mesmo porque em relação ao uso da uva do japão as contra indicações são praticamente inexistentes o que ajudará em muito a aceitação por parte do paciente.


Uva Ursi ( Arctostaphylos uva-ursi ) - combater retenção de líquidos, tratar problemas do trato urinário ou corrimento vaginal Nativa de áreas úmidas da Ásia. da América do Norte e da Europa. é um dos vegetais preferidos dos ursos, o que explica seu nome latino - literalmente " a uva do urso ". É bastante usada por fitoterapeutas como um antisséptico urinário, graças à presença de hidroquinonas, substâncias que ajudam a limpar o trato urinário. Também conhecida como uva-ursina. Seus principais componentes sãos os hidroquinonas (incluindo arbutin), ácido ursólico, ácido tânico, ácido gálico, glicosídeos fenólicos, flavonoides, óleo volátil, resina, taninos. Sua ação é adstringente, bactericida, antisséptica do sistema urinário, possivelmente diurética, estanca sangramentos, acelera o parto. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para cistite temporária, uretrite ou queimação ao urinar. É frequentemente misturada com as outras ervas medicinais, como a aparine ( Gallium aparine ) . Tintura - Tome de 40 a 80 gotas, três vezes ao dia, para tratar problemas do trato urinário ou corrimento vaginal. Cápsulas - Disponíveis em farmácias especializadas, são normalmente misturadas com outras ervas para combater retenção de líquidos. Siga as instruções da embalagem.


Valeriana - calmante natural, tratamento do nervosismo, banho relaxante As propriedades medicinais da valeriana são de extrema confiância , planta usada a mais 1 mil anos com a finalidade de acalnar os ânimos. A valeriana possui secoiridoides, liganas e óleos essenciais que tem ação sedativa, calmante, hipnótica, analgésica, anticonvulsivante, relaxante muscular e analgésica, comprovada por médicos especialista em plantas medicinais. A erva também trata problemas de nervosismo e os que derivam do desequilibrio emocional: angústias, palpitações, neuroses, histerias, irritabilidade e cefaleia. Outros benefícios encontradas na valeriana é que ela auxilia no tratamento de mulheres que possui disturbios menstruais e menopausa . Veja abaixo três receitas caseiras que poderam ser feitas facilmente com a valeriana: Receitas Medicinais Calmante Ingredientes: 1 colher de sopa de raiz de valeriana 1 litro de água Modo de Preparo: Esquente a água e retire do fogo quando começar a ferver. Adicione a erva e deixe descansar por 10 minutos. Agora coe e beba 1 xícara de 200 ml por 3 vezes ao dia. Nervosismo Ingredientes: 1 xícara de chá de água filtrada 1/2 colher de sopa de camomila 1/2 colher de sopa de raiz de valeriana Modo de preparo: Em uma panela, leve ao fogo a água e deixe até levantar fervura. Agora desligue o fogo e acrescente as ervas. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Quando amornar, coe e beba 30 minutos antes de se deitar. Banho Relaxante Ingredientes: 3 litros de água 1 xícara de chá de folhas de erva-cidreira 1 xícara de chá de folhas de malva 1 xícara de chá de folhas de tília 2 xícaras de chá de Modo de Praparo: Ferva a água e adicione todas as ervas. Deixe ferver por 15 minutos. Coe e durante o banho, despeje lentamente pelo corpo, do pescoço para baixo.


Verbasco ( Verbascum Thapsus ) - combate problemas respiratórios crônicos, inflamações na garganta, tosses e muitos outros benefícios Encontrado da Europa até o oeste da China, era usado em funerais para afastar os maus espíritos e curar doenças como a tuberculose, que muitos acreditavam ser causada por males espirituais. Para se proteger, bastava carregar a planta ou usá-la em algum amuleto. Com o passar dos tempos descobriu-se através de pesquisas que a verbasco pode ser empregado para tratar tosses e problemas respiratórios. Seus principais componentes são: mucilagem, saponinas, óleos voláteis, flavonoides ( incluindo rutina ) e glicosídeos ( incluindo aucubina ). Possui ação expectorante, diurética, moderada, cicatrizante, adstringente, anti-inflamatória e sedativa. As partes usadas da erva são as flores, folhas e partes aéreas. Veja abaixo como usar Infusão - Use uma infusão feita com 30g da erva e 600 ml de água fervente em casos de tosse crônica, inflamações na garganta, resfriados com calafrios e tosse. Xarope - Misture 600 ml de uma infusão padrão feita com as flores frescas e 450 ml de mel. Mexa bem e leve para ferver em fogo baixo por 10-15 minutos. Tome 5 ml sempre que necessário. Tintura - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia, para tratar problemas respiratórios crônicos. Óleo por Infusão - Macere as flores frescas em óleo de girassol e reserve por duas semanas; coe e use para aliviar dor de ouvido. Pingue 2 gotas em um chumaço de algodão pequeno e coloque no ouvido, sem pressionar. Também pode ser usado para tratar hemorroidas, eczemas, feridas na pele, blefarite e para massagear o tórax em casos de problemas respiratórios.


Viburno ( Viburnum opulus ) - alivio de dores musculares, câimbras, espasmos e cólicas Também chamada rosa-de-gueldres, é bastante conhecida por ajudar a tratar espasmos e dores musculares. É possível usá-la para tratar cólicas e câimbras. nativa da Europa, do norte da Ásia e da América do Norte, também é uma planta ornamental graças aos seus lindos frutos. Seus principais componentes são os taninos, cumarinas, ácido valeriânico, princípio amargo ( viburnina ), saponinas. Possui ação sedativa, adstringente, antiespasmódica, relaxante muscular, tônica cardíaca e anti-inflamatória. A parte usada da planta chama-se cortiça. Veja abaixo como usar Tintura- Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para diminuir a tensão nervosa ou muscular e cólicas que afetam o trato urinário ou digestivo. Adicione 20 gotas em remédios para síndrome de cólon irritável ou combine com raiz de ruibarbo para tratar constipação. Decocção - Tome 1 e 1/2 de uma decocção padrão, a cada 4 horas, para aliviar dores e cólicas menstruais. Combine com outros remédios para regular sangramento menstrual excessivo associado à menopausa. Creme/Loção - Use regularmente para aliviar câimbras na perna e tensão muscular nos ombros. Óleo de Massagem - Use o óleo macerado para massagear regiões do corpo com dor muscular associada a espasmos. Adicione 10 gotas dos óleos de tomilho, alecrim e lavanda em 5 ml do óleo macerado.


Visco Branco ( Viscum album ) - auxilia no tratamento de pressão alta, fortalece o sistema imunológico durante tratamentos de câncer e muitos outros benefícios Planta nativo da Europa e do norte da Ásia, tradicionalmente associado a rituais de fertilidade e considerado pela lenda nórdica como a única planta capaz de matar o deus Baldur. Agora um ponto que realmente mereça uma atenção maior é que esta planta vem sendo usado no tratamento do câncer desde á época dos druidas. Pesquisas recentes confirmam essa propriedade, embora seja mais empregado no tratamento de pressão alta. Seus principais componentes são os glicoproteínas, alcaloides, viscotoxina, flavonoides, acetilcolina e polissacarídeos ( frutos ). Possui ação hipotensiva, sedativa, anti-inflamatória, diurética e tônica para o sistema imunológico. As partes usadas são as folhas, galhos e frutos. Veja abaixo como usar Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para tratar a pressão alta, convulsões do tipo pequeno mal, ou para ajudar na abstinência de benzodiazepina. Misture com escutelária, valeriana ou betônica ( Stachys officinalis ) para tratar problemas nervosos. Tome 1/2 xícara de uma infusão moderadamente forte, três vezes ao dia, para amenizar ataques de pânico ou dores de cabeça. Tintura - Use, se possível, a planta fresca. Tome 10 gotas, três vezes ao dia, para ajudar a baixar a pressão. Extrato Fluido - Pode ser usado para fortalecer o sistema imulógico durante tratamentos de câncer, incluindo o pós-cirúrgico e a radioterapia. Consulte um fitoterapeuta para saber a dosagem certa. Extrato dos Frutos - Usado na medicina antropófica para tratar o câncer. Contra Indicação: Não use na gravidez. Pode ser tóxico, especialmente os frutos. Não ingira sem consultar um médico.


Xarope de Abacaxi - combate gripe, resfriados, pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias Fruta originária da América tropical e, muito antes de o Novo Mundo ser descoberto, já era cultivado pelos indígenas. O abacaxi é rica em vitamina C, betacaroteno ( provitamina A ), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Mas, a substância mais importante do abacaxi é a bromelina, uma enzima que, segundo pesquisas, contribui para reduzir as inflamações e auxilia a digestão. Outros estudos também apontam que o consumo regular de abacaxi auxilia na dissolução de coágulos sanguíneos e acelera a cicatrização de tecidos. O abacaxi também é considerado antiviral, antibacteriano, gripe, resfriados e um excelente preventivo contra osteoporose e fraturas ósseas. Rico em fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, e é indicado pedra nos rins, hipertensão arterial e anemias. Receita Medicinal Contra Gripe e Resfriados Ingredientes: 1 abacaxi 1 litro de água Cravo e canela 2 litros de mel Modo de Preparo: Lave e corte o abacaxi com casca e miolo, coloque-o na panela com um litro de água, um pouco de cravo e canela. Deixe cozinhar. Quando estiver frio, junte o mel e bata tudo no liquidificador. Modo de Usar: Crianças de 1 ano: uma colher (chá ) 4 vezes ao dia; Crianças de 2 a 4 anos: uma colher ( café ) 4 vezes ao dia; De 4 a 12 anos: 1 colher ( sobremesa ) 4 vezes ao dia; A partir de 12 anos: uma colher ( sopa ) 4 vezes ao dia.


Óleo de Coco - um forte aliado na perda de peso Parece contradição, mas o óleo de coco pode reduzir a circunferência abdominal e aumentar a queima de calorias. Mas atenção: esse efeito só é obtido se produto for incluído em uma dieta balanceada e pouco calórica. Falando assim, parece enganação, já que a responsável pela perda de peso seria a propia dieta, não é ? Também. Mas o óleo de coco pontencializa ( e muito ) essa perda de peso. Em uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, voluntários foram divididos em dois grupos: um consumiu bolinhas com óleo de coco virgem e o outro não, ambos seguindo a dieta alimentar. No grupo do óleo de coco, a perda de centímetros na região do abdômen foi sete vezes maior. Para consumir o óleo de coco podemos usar com pão, substituindo a margarina; misturado a iogurtes, vitaminas e salada de frutas; pode integrar o molho para saladas ou regar como você viu , basta usar a criatividade. Faltam pesquisas mais conclusivas sobre o óleo de coco, nós do Ervas Medicinais Curam logo que divulgados mais resultados a respeito do óleo de coco estaremos postando. Observação: Cada colher de óleo de coco contém 110 calorias. Por isso, o exagero pode provocar o efeito contrário ao desejado, levando ao aumento de peso. Duas colheres ( sopa ) é a quantidade suficiente para o dia.


Óleo de Copaíba - cicatrizante natural, diurético natural, expectorante natural O óleo de copaíba é de origem amazônica sua extração é realizada no tronco de uma copaibeira, na qual feito um pequeno furo no tronco o óleo começa a escorrer. Este óleo era usado por tribos indigénas da amazônia em machucados depois das batalhas. Sem dúvida este o óleo de copaiba é uma da maiores descobertas podendo adquirir atrevés dele diversos benefícios como acelerador de cicatrização, restabelece as funções das mucosas, diurético, expctorante, anti-séptico do sistema urinário etc. Já existem relatos seguidos de pesquisas que garatem que o óleo de copaíba auxilia no tratamento câncer, mais neste caso ainda requer mais estudos a respeito. Vale reforçar que o óleo de copaíba não deve ser trocado por nenhum tratamento convencional, mais de fato os relatos que aprovam o seu uso é simplesmente espantoso.


Óleo de Prímula - Tensão Pré Menstrual ( TPM ) , Cólicas De origem européia a Prímula além de ser uma planta ela tem de fato efeitos medicinais inacreditáveis, ela ajuda combater vários problemas de péle, cólicas e também ameniza a famosa TPM ( Tensão Pré Menstrual ) que muitas mulheres tem sofrido, vale a pena experimentar pois foram compravados através de estudos clínicos que a eficácia da prímula realmente funciona nos casos citados acima. A prímula é popularmente conhecida devido ao óleo de prímula que é extraído da planta, ela poder encontrada facilemnte em lojas de produtos naturais ou em grandes drogarias, ela é produzida em cápsulas gelatinosas, em creme, em spray, creme, loção e em chás ( as mais usadas são em cápsulas e creme ) para que não haja nenhuma dúvida em relação ao seu uso veja logo abaixo em que circunstâncias deverá ser usado: Indicações de uso da Prímula Cápsulas (uso interno ): colesterol alto, hipertensão, artrite reumatóide, cólicas menstruais, Tensão Pré-menstrual Pomada: péle seca , eczema, dermatite atópica OBSERVAÇÃO: A prímula não é indicado para gestantes e nem para pessoas que tenha epilepsia